22 de jul. de 2010

Exame de Suficiência para a classe contábil voltará a ser obrigatório a partir de 1º de agosto


A partir do próximo mês, todos os contadores graduados no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), das faculdades brasileiras terão que fazer o Exame de Suficiência para possuir o registro profissional no Conselho Regional de Contabiliade (CRC). Essa medida é fundamentada pela Lei nº 12.249/10, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União de 14 de junho de 2010.

De acordo com a lei, o registro profissional de técnico em contabilidade só será emitido até 1º de junho de 2015. Também especifica penalidades ético-disciplinares, tal como: a cassação do exercício profissional.
A nova lei altera o Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, que regulariza a profissão contábil. A reivindicação pela alteração da lei, por parte dos profissionais atuantes da área, é recorrente de 2006, tendo como razão atualizar e modernizar a legislação.

No novo texto, a palavra “guarda-livros” é eliminada e substituída por “técnicos em contabilidade”. Além disso, fica outorgada, nas atribuições dos Conselho Federal de Contabilidade - CFC e Conselhos Regionais de Contabilidade, a fiscalização do exercício da profissão, regulamentação os princípios contábeis, edição das Normas Brasileiras de Contabilidade, aplicação do exame de suficiência e normas de qualificação técnica e promoção programas de educação continuada.

Em entrevista ao FSH Blognews, a Profª Jacirley Pereira, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Helena, explica que os alunos da instituição podem tentar tirar seu registro sem precisar passar pelo exame de suficiência se estiverem com o diploma em tramiação até o dia 31 de julho. Veja a entrevista completa no vídeo.

Atuação prática amplia a formação dos estudantes

Aprender a conversar com um paciente que sente dor e medo do tratamento, ou com um cliente que precisa, além do auxílio, se sentir seguro em relação ao processo que pretende iniciar. Saber entrevistar jovens que buscam uma oportunidade de trabalho ou convencer uma criança que sua dor de dente pode ser aliviada com o uso de instrumentos barulhentos e assustadores aos olhos infantis. Todas essas tarefas são parte do cotidiano de profissionais de diferentes áreas. Mas quem aprende esse tipo de coisa dentro da sala de aula? Por mais que se prepare um estudante, algumas situações da vida profissional são imprevisíveis.

Se para os universitários a vivência do mundo real da área de estudos é uma oportunidade única e pode até ser um diferencial de competitividade no mercado de trabalho, para comunidades carentes, os serviços oferecidos por universidades que procuram treinar seus estudantes sob a supervisão de corpo docente treinado podem ser a única chance de acesso a serviços aparentemente básicos.

Leia mais...

Vida pessoal e carreira: ainda dá tempo de planejá-las com sucesso!

Os seis meses iniciais de 2010 já foram embora, e a sensação de não ter realizado nenhum plano bateu? É nessa hora que você se dá conta de que não começou aquele curso que queria, não trocou de carro, não foi promovido, enfim, não deu início a absolutamente nada do que planejou.
Mas não se desespere, pois ainda dá tempo de começar a 'bolar' os novos planos para os meses que estão vindo. Pelo menos é isso o que garante o fundador da Triad PS, empresa especializada em programas e consultoria na área de produtividade, Christian Barbosa.

Segundo o executivo, a recomendação às pessoas é que realizem ao longo do ano dois planejamentos anuais. O melhor momento para começar a desenvolver os planos realmente é o final do ano, época em que todos estão pensando nos desafios a serem vencidos para o seguinte. Porém, para a segunda parte do planejamento, avalia Barbosa, o mês de julho é o melhor para colocar os planos no papel.

Exercícios

A ideia, explica o especialista, é reservar de vinte a trinta minutos para colocar em prática um exercício muito simples de planejamento pessoal e profissional. Pegue uma folha de papel em branco para rabiscar suas ideias e depois transfira estes dados para sua agenda ou sistema de planejamento. Basta trabalhar nas questões abaixo, desenvolvidas e escritas por Barbosa.

Que áreas da sua vida você precisa dedicar mais ou menos tempo? A dica neste caso é fazer uma lista dos papéis da sua vida (pai, mãe, profissional, etc) e criar duas colunas: Fazer e Parar. Na primeira, escreva as atividades que precisa fazer por cada um destes papéis, coisas bem específicas e não contemplativas (em vez de “Ler Mais”, coloque “Ler o livro X”). Na segunda coluna, coloque as coisas que você faz, mas que não geram nenhum resultado.

Pense na meta – Seja limitado na quantidade de metas. Se tiver uma, ótimo, se tiver quatro, talvez não seja viável. Pense no número adequado para você. O mais importante nesse momento é o plano de ação, ou seja, as tarefas que vão fazer com que você saia do lugar. Esse é um bom momento para rever as promessas e checar o que andou e o que não andou. É simples, se não andou, é porque o plano de ação está mal feito ou a meta é inviável.

Mente antecipada – Pense em datas especiais para o próximo semestre, como, por exemplo, entregas de projetos importantes, idas ao médico para exames de rotina e etc. Procure antecipar ou agendar atividades que devam ser feitas até o final do ano, assim você prioriza o importante, evita deixar para a última hora e fica com a certeza de que está no controle do seu tempo.

Fonte: InfoMoney

Empresas estão mais comprometidas com desenvolvimento sustentável, aponta estudo

O desenvolvimento sustentável deixou de ser apenas simples mensagem teórica "para atrair novos negócios". As empresas estão realmente mais criteriosas em aspectos socioambientais na contratação de fornecedores, mais respeitadoras da diversidade e mais transparentes. Esse foi o resultado do estudo realizado pelo Programa Sustentabilidade na Prática – Caminhos & Desafios, do Santander, que realizou nos últimos três anos, seminários e encontros com empresas de vários setores para trocar conhecimento sobre sustentabilidade. Nesse período, o total de participantes chegou a 1.483 organizações.

20 de jul. de 2010

Saiba como acertar na hora de fazer um currículo

Quando alguém está procurando um emprego, geralmente, o primeiro contato com a empresa é por meio do currículo. Depois que ele é avaliado, o candidato ao emprego pode ser chamado para uma entrevista. O currículo só deve conter informações básicas. Saiba agora quais são elas.

A recepcionista Erivanise Lopes recebeu o aviso prévio e começou logo a procurar um novo emprego. Na Agência do Trabalho descobriu que o currículo deve ser preenchido de um jeito diferente do que ela pensava. “Eu fazia com diversas folhas, colocava detalhes de todo curso na especificação. Mas só o básico e mais curto é o melhor”, falou.

O currículo deve ter, na parte de cima, nome completo, endereço, telefones, e-mail para contato, estado civil e data de nascimento. Esses dados vêm ao lado a fotografia, que deve ser a tradicional 3 x 4. Evite tirar foto com roupa decotada.

Abaixo, o objetivo: o candidato deve dizer qual cargo almeja e área de interesse. Pode também resumir os pontos fortes e as áreas de atuação. Depois a escolaridade e citar se tiver conhecimento de alguma língua estrangeira.

Em seguida deve ser colocada a experiência profissional: informar o nome das três últimas empresas onde trabalhou, cargo que ocupou, atividades desempenhadas e por que período. Abaixo, os cursos realizados. Falar da pretensão salarial é opcional. Por último, indicar nome e telefone de pessoas que possam dar referências.

“Não tem tempo para analisar currículo longo, então quando encontramos alguns compatíveis com a função, já convocamos para o processo seletivo. O currículo é um cartão de visitas, e o que os patrões olham”, disse a psicóloga da Agência do Trabalho, Nilza Lúcia.

Se não tiver experiência, não invente. “Se não tem emprego, coloque um estágio importante que fez. É importante ser claro, dizendo que está em busca do emprego, e informar a formação educacional ou acadêmica ou curso complementar”, explicou a consultora de RH Ana Thereza Almeida.

DÚVIDAS
Nas Agências do Trabalho da Região Metropolitana, Caruaru e Petrolina, há o serviço gratuito de ajuda ao candidato que quer fazer o currículo. “A pessoa deve vir com o currículo impresso ou escrito. Uma equipe vai receber e orientar o candidato”, falou a gerente de Intermediação Mão de Obra, Dora Arraes.

Ela aproveita para dar mais algumas dicas. “O currículo precisa ser fiel ao que o candidato propõe. Mentir jamais. As formas de entrar em contato devem estar bem completas e também não precisa colocar todos locais de formação educacional, só precisa os últimos”,

A Agência do Trabalho do Recife fica na rua da Aurora, 425, na Boa Vista. Os telefones são (81) 3183.7060/3183.7059.

VISUAL
Não adianta o currículo ficar bom e a pessoa ir entregá-lo de qualquer jeito. A imagem do candidato também é um cartão de visitas, por isso no momento de entregar o currículo fique atento: use roupas discretas, perfume suave.

As mulheres devem colocar pouca maquiagem; e os homens, estar com a barba cuidada. É importante também ter informações sobre a empresa para qual você pretende trabalhar, porque na hora de deixar o currículo pode surgir uma entrevista. “A partir da hora que entrega o currículo, o candidato já está sendo avaliado, por isso é preciso estar vestido e agir adequadamente”, falou a gerente Dora Arraes.

Fonte: PE 360°

Franceses estudam investimeno em Suape

Uma missão oficial deve levar empresários franceses para conhecer o Complexo Portuário de Suape, para firmar novos investimentos. O plano foi anunciado pelo embaixador da França no Brasil, Yves Saint-Geours, que visitou Suape no último fim de semana, além da Usina Petribú. A intenção é realizar parcerias para que novas empresas francesas possam se instalar no estado.

Segundo o embaixador, o empresariado francês, de forma geral, pode ter interesse em investimentos em Suape principalmente dentro de setores como petróleo, gás, carros, indústria farmacêutica, automotiva, alimentação e energia. "Estamos articulando uma missão para levar a autoridade responsável pelo Porto de Suape para entrar em contato com empresários na França. E depois traremos os empresários franceses para conhecer as oportunidades de negócios aqui", explicou Saint-Geours.

No cargo desde dezembro do ano passado, o representante do país europeu no Brasil está visitando as principais capitais do Nordeste. Ontem, viajou para Fortaleza. Em seguida, deve passar ainda por Natal, estabelecendo contatos e buscando oportunidades de parcerias entre franceses e brasileiros.

O diplomata se disse impressionado com o desenvolvimento que Suape vem atingindo nos últimos tempos. Ele citou que já existe uma companhia francesa implantada no complexo: a Pernod Ricard, conglomerado do ramo de bebidas. "Todos esses projetos de desenvolvimento industrial que vêm sendo realizados em Suape podem ser interessantes para as empresas francesas. Precisamos ver como elas podem acompanhar esse desenvolvimento que, se entendi bem, está apenas começando, porque os investimentos são muito fortes", explicou.

Sobre a visita à Usina Petribú, ele destacou as pesquisas científicas que vêm sendo realizadas em parceria entre franceses e brasileiros na busca por energias alternativas renováveis. "Consideramos importante trabalhar juntos sobre os biocarburados, o que não é muito fácil, por várias razões. Já temos um grupo bilateral para desenvolver pesquisas. Podemos compartilhar experiências nesse área, que o brasileiro conhece muito bem, melhor que os franceses até", explicou.

De acordo com ele, cerca de mil empresas francesas participaram dos eventos relacionados ao Ano da França no Brasil, em 2009, e se mostraram interessadas em se instalar no Brasil, juntando-se às aproximadamente 400 que já atuam no país. "Agora, temos que ver com todas essas empresas, que já tiveram o primeiro contato, como podemos ir além disso para investir, estarem presentes aqui", relatou o embaixador, destacando a possibilidade de alguns desses grupos instalarem-se no Nordeste, principalmente no Complexo de Suape.

Fonte: www.diariodepernambuco.com.br

Cardif do Brasil seleciona candidatos para programas de estágio e trainee

A Cardif do Brasil, empresa de seguros do BNP Paribas, recebe inscrições para programas de estágio e trainee. Podem participar candidatos de todo o Brasil.

ESTÁGIO
O programa de estágio oferece vagas nas áreas atuarial, contabilidade, planning & reporting, jurídico, operações e serviços e tecnologia da informação para a América Latina.
A duração é de quatro semestres, com início em setembro. Os candidatos devem ter previsão de conclusão do curso de graduação entre julho de 2012 e julho de 2013.

Após o período de seleção, os aprovados iniciam o programa em suas áreas diretas de graduação, cada uma delas supervisionada por seu gestor específico
TRAINEE
O processo de trainee oferece vagas nas áreas comercial, financeira e atuarial, gestão e controle e tecnologia da informação e tem duração de 12 meses. Para participar o candidato deve ter concluído o curso de graduação entre julho de 2008 e julho de 2010

Os candidatos para ambos os processos podem se inscrever por meio do site www.cardif.com.br até o dia 25 de julho.

Fonte: G1

Cyrela Brazil Realty abre inscrições para 15 vagas de trainees

A incorporadora Cyrela Brazil Realty abriu inscrições para 15 vagas de trainees. A empresa procura jovens que se formam no fim de 2010 em arquitetura, administração, economia ou todos os cursos de engenharia. As vagas são para todo o país. A remuneração é de R$ 4.000,00.

As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.cyrela.com.br/trainee até o dia 30 de agosto.

O processo seletivo envolverá quatro etapas: testes on-line, levantamento de perfil, painel seletivo e comitê para seleção dos finalistas.

Os candidatos precisam se formar em dezembro de 2010, ter inglês fluente, mobilidade para viagens nacionais, além de possuir uma visão global do mundo dos negócios.

O programa de trainee tem duração de dois anos. Os benefícios são vale-refeição, assistência médica, seguro de vida, bônus e vale-transporte.

Durante o programa haverá avaliações comportamentais e das metas. Ao fim cada trainee desenvolverá um projeto voltado para o negócio que será apresentado a uma banca de executivos.

Fonte: G1

19 de jul. de 2010

FSH reabre inscrições para vestibular 2010.2

A Faculdade Santa Helena (FSH) do Recife está com inscrições abertas para o vestibular 2010.2. São ofertadas vagas nos turnos da manhã e da noite para os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Turismo. As inscrições custam R$ 35 e podem ser realizadas até o dia 27 de julho de forma presencial, na sede da FSH, ou ainda pelo site da instituição www.fsh.edu.br. As provas de português, matemática, lingua estrangeira e redação serão realizadas no dia 29 de julho. O resultado do processo de seleção deve ser divulgado até o dia 30 de julho. Informações: (81) 3797-6060 ou pelo e-mail: fsh@fsh.edu.br.

Fonte: FolhaPE.com.br

AmBev abrirá inscrições para programa de trainee

A AmBev abre inscrições na segunda-feira (19) para o Programa AmBev Trainee 2011. Não há limite de vagas e o treinamento dura dez meses, que inclui um período no exterior. Aprovados no processo seletivo, os trainees tornam-se funcionários da empresa e começam a trabalhar no primeiro dia útil de 2011.

Durante todo o período de inscrições, que vai até o dia 7 de setembro, os internautas poderão enviar perguntas por meio do site e, sempre às sextas-feiras, elas serão respondidas em videocasts por profissionais que ingressaram na empresa como trainees. Será possível tirar dúvidas sobre o processo seletivo, o período de treinamento e saber um pouco mais sobre o dia a dia de um funcionário da empresa.

Podem se inscrever jovens de todo o país com até dois anos de formados ou que tenham previsão de formatura para o final de 2010 nos cursos de administração de empresas, administração pública, análise de sistemas, ciências contábeis, ciências da computação, ciências econômicas, direito, direito internacional, economia, engenharia (todas), estatística, física, marketing, publicidade e propaganda, química, matemática, processamento de dados, relações internacionais ou sistemas da informação.

O processo seletivo dura cerca de cinco meses. Após o término das inscrições, os candidatos passam por testes online de português, inglês e raciocínio lógico; dinâmicas de grupo - que ocorrem por todo o país; entrevistas individuais com a área de gente da AmBev; painel de negócios, no qual desenvolvem um case; provas presenciais de inglês e de raciocínio lógico; entrevistas finais com o presidente e diretores da companhia.

Entre os critérios analisados estão habilidade para gerenciamento de pessoas, interesse por desenvolvimento de novas tecnologias, negociação, capacidade de liderança, visão empreendedora, disponibilidade para viagens e mudanças de cidade, estado ou país, e inglês fluente. Experiência com trabalho voluntário é requisito desejável.

14 de jul. de 2010

Falta mão de obra qualificada no setor de Serviços

Segundo a sondagem, os serviços de Informação representam 5,6% da capacidade empregadora do setor. O baixo índice deve-se à presença marcante de tecnologia automatizada. Na outra extremidade, estão os 51,9% dos Serviços para empresas, que compreendem de assistência jurídica e contábil à vigilância e limpeza

Os serviços representam 73% da economia de Pernambuco e, consequentemente, comportam um grande contingente de mão de obra. Que poderia ser ainda maior. É o que pensam os próprios gestores, de acordo com os primeiros resultados da Sondagem Conjuntural do Setor de Serviços no estado, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) e pela Agência Condepe/Fidem desde outubro de 2009.

Em junho, a escassez de pessoal qualificado foi apontada por 20,2% dos empresários como empecilho para o desenvolvimento do setor, acima do custo financeiro (13,4%) e da demanda insuficiente (5,8%). No primeiro mês de levantamento, os índices eram, respectivamente, de 9,1%, 20,2% e 9,5%.

O consultor do Ibre Sílvio Sales atribui a crescente relevância da falta de mão de obra à expansão do setor e a um problema de qualificação presente em todos os níveis e campos de atuação. "Todos os obstáculos perderam intensidade, exceto aescassez de pessoal. Acredito que isso é motivado pelo aumento de demanda no setor e pela falta de candidatos preparados."

Segundo a sondagem, os serviços de Informação representam 5,6% da capacidade empregadora do setor. O baixo índice deve-se à presença marcante de tecnologia automatizada. Na outra extremidade, estão os 51,9% dos Serviços para empresas, que compreendem de assistência jurídica e contábil à vigilância e limpeza. É nesse segmento que Sales aposta suas fichas para a abertura de oportunidades. A expectativa deve-se à constatação de que, apesar da falta de qualificação, os empresários pretendem contratar fortemente no próximo trimestre.

As consultorias especializadas em seleção de pessoal estão incluídas no segmento dos Serviços para empresas. À frente de uma organização do gênero, Lúcia Barros está sentindo na pele a dificuldade para encontrar os perfis solicitados pelas organizações. "Tem sido muito complicado achar candidatos que reúnam uma boa formação escolar, domínio de línguas estrangeiras (no mínimo, o inglês) e do português e experiência em empresas reconhecidas pelo mercado", conta.

Para driblar o problema, algumas empresas têm adotado caminhos alternativos, como a flexibilização das exigências e o treinamento de novos empregados. Para a consultora de recursos humanos Edilza Guimarães, a medida mais adequada é promover o recrutamento interno, isto é, deslocar bons funcionários para os cargos mais elevados em aberto.

Fonte: Diario de Pernambuco 14.07.2010

Duas vantagens de trabalhar na Apple


Imagina que você chega pra trabalhar numa sexta-feira, rezando pro dia acabar, e descobre que sua empresa marcou um show surpresa para o happy hour! Agora imagina que esse show, em vez de ser de alguma banda desconhecida, é do Maroon 5. Foi isso o que aconteceu dia 9 de julho durante o Beer Bash semanal no campus da Apple em Cupertino.

Como se não bastasse o agrado, era impressionante a quantidade de iPhones 4 brancos sendo usados para gravar o show. Pois é, eles ainda não estão à venda, mas pelo visto empregados da Apple já têm acesso ao mítico gadget.

Fonte:
www.idea1.com.br

Quer trabalhar no Google?

O Google passa pelo seu melhor momento no Brasil desde que se instalou por aqui, em junho de 2005. O clima que já era descontraído está mais divertido.

Isso é visível quando se anda pelos corredores e pelas salas nos dois andares do escritório que a empresa de buscas na internet ocupa na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo.

Sim, há pressão por resultado, uma paranoia saudável por aumentar a audiência das ferramentas de busca e dos vídeos na internet, e por prospectar mais e mais clientes.

Isso não impede os profissionais de curtir o dia a dia na empresa. No mês passado, por exemplo, os funcionários comemoraram o fato de terem conseguido pela primeira vez instituir o happy hour com cerveja.

Agora, todas às quintas-feiras, no final do expediente, há uma pausa para bebericar com os amigos e jogar conversa fora, dentro da própria sede, em uma grande sala decorada como se fosse um dos botecos chiques de São Paulo.

Há três ambientes diferentes e até uma mesa de sinuca que faz esquecer que se está em um escritório comercial. Ao conversar com esse pessoal, a sensação é de que todos compartilham de um sentimento de satisfação por ter ajudado a empresa a prosperar no país.

Leia Mais...

13 de jul. de 2010

Currículo não é tudo

A primeira preocupação de quem procura um emprego é com o currículo. E ter boas experiências, cursos de formação complementar e domínio de línguas estrangeiras são, realmente, coisas importantes na hora de lutar por um espaço no mercado de trabalho. Mas isso não é tudo.

O Portal Administradores entrevistou Marisa Silva, da Career Center, consultoria especializada em gestão de Recursos Humanos, que fala sobre o que é e o que não é relevante para a conquista de um lugar no mercado.

Leia mais...

www.administradores.com.br

Use as férias para investir em você

A estudante de arquitetura Mariana Uhrigshardt Farrão, 23 anos, conta que escolheu cuidadosamente o que levará para sua viagem de férias. Teve de dividir bem o espaço, não pela grande variedade de roupas que pretende levar, mas para conseguir acomodar na mesma mala os livros e o resto da bagagem. Enquanto a maioria das pessoas prefere aproveitar as férias com uma viagem de descanso e lazer, Mariana pretende investir em sua capacitação profissional. Não terá férias dos livros e trocará a sala de aula brasileira por uma chinesa. Durante três semanas, participará de um curso de sustentabilidade na Universidade de Xangai e terá a oportunidade de conhecer a Cidade Proibida, a Muralha da China, além de participar da Expo Xangai 2010.

Embora o cronograma do mês de julho se dedicasse inicialmente à busca por uma oportunidade de estágio, Mariana decidiu se inscrever no Programa de Bolsas de Estudos do Santander Universidades TOP China. "Quando vi o anúncio pelos corredores da faculdade arrisquei me inscrever sem pensar nas possíveis consequências. Deixei para tomar as devidas decisões caso fosse aprovada", conta ela. Com o resultado da aprovação, a estudante não pensou duas vezes em alterar seus planos. "Além de conhecer a cultura asiática e fazer novos contatos, terei a chance de absorver conhecimentos que serão importantíssimos para a minha formação acadêmica e pessoal", avalia a estudante.

Leia mais...

Logo da Copa 2014 e apresentado oficialmente

Na África do Sul, a Fifa realizou a cerimônia de apresentação do Brasil como sede da Copa 2014. Estiveram presentes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da CBF e do COL, Ricardo Teixeira, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (Mesmo com a cidade ainda sem definição quanto a seu estádio - Não seria o caso do João da Costa, de Recife, estar lá também?), e o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter.
A logo oficial da Copa 2014 também foi apresentada. A Fifa espera arrecadar R$ 2,8 bilhoes so com a venda do emblema e dos direitos comerciais. Tudo girando para esta ser a maior copa de todos os tempos em todos os sentidos, superando Alemanha 2006.

Copa reduz em um terço abertura de vagas no mercado de trabalho

A Copa do Mundo na África do Sul fez com que muitas empresas prorrogassem algumas decisões importantes, inclusive no que diz respeito à contratação de novos profissionais. De olho nos jogos da seleção, a rotina foi modificada.

Não é à toa que foram geradas 31,2% menos vagas no mês de junho, frente a maio, segundo pesquisa da Ricardo Xavier Recursos Humanos.

“A diminuição na oferta de vagas em relação a maio já era esperada, pois a Copa do Mundo é um evento que mobiliza todo o País e, naturalmente, as empresas deixam algumas decisões para depois deste período”, disse o presidente da consultoria, Hélio Terra.

Mês do evento

Das vagas abertas em junho, as áreas Comercial e de Tecnologia da Informação se destacaram, com 12% de participação cada.

Em relação à TI, Terra afirmou que a demanda é reflexo da falta de mão de obra qualificada. “Há uma dificuldade muito grande em se encontrar profissionais na área de Tecnologia da Informação. Como consequência, as posições costumam ficar abertas por grandes períodos, gerando um acúmulo na oferta”, explicou.

A área de Engenharia também se destacou, com 11% das vagas ofertadas. Para se ter uma ideia, os engenheiros tiveram 22,8% das vagas do mercado abertas para eles no mês de junho. Outras áreas que mereceram atenção foram Administrativa e Financeira (7% de representatividade cada), Recursos Humanos (6%), Industrial (5%), Contábil (4%) e Marketing e Logística (3%).

Empresas nacionais concentraram 81,54% das vagas abertas em junho, ante 18,46% das multinacionais.

2006 x 2010

Na edição deste ano do mundial, o Brasil voltou para a casa depois do jogo das quartas de final, assim como aconteceu há quatro anos, na Alemanha. A repetição nos gramados também ocorreu no mercado de trabalho. Isso porque, em junho de 2006, 2.469 vagas foram geradas, enquanto que, em junho de 2010, houve 2.492 novas oportunidades.

Fonte: InfoMoney

9 de jul. de 2010

Vestibular FSH 2010.2: Gabarito e Resultado

A Faculdade Santa Helena realizou na noite desta quinta-feira, 8 de julho, seu Vestibular 2010.2. Para os feras, nosso desejo de boa sorte a todos!

Clique aqui e veja o Gabarito

Clique aqui para ver o listão

8 de jul. de 2010

Estágio ruim não significa erro na escolha do curso

A falta de informações prévias sobre a carreira escolhida na hora de prestar o vestibular, a pouca vocação prática ou o azar de estar numa empresa ruim - ou num caminho profissional inadequado às ambições - podem levar um estudante talentoso e que aprecia o curso a não gostar do estágio. Consequentemente, é natural que questionamentos sobre a escolha da própria carreira surjam. Porém, antes de radicalizar, é preciso avaliar exatamente o que está errado, o emprego ou o curso.

O professor Bertoldo Schneider Júnior, coordenador do curso de eletrônica da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), afirma que não é necessário tomar atitudes extremas, como abandonar o curso. Para ele, toda profissão tem vários caminhos possíveis. "Pode-se trabalhar como empregado, empreender, ir para a área acadêmica e também pesquisar dentro das empresas. É possível ainda testar todas essas áreas na universidade", acredita ele. No entanto, o professor Alexandre Luque, do curso de Fisioterapia do Centro Universitário São Camilo, faz uma ressalva para alunos dos primeiros anos da faculdade. Segundo ele, os cursos de graduação não conseguem aproximar os alunos da prática de mercado.

Leia mais...

http://www.universia.com.br/

6 de jul. de 2010

Agenda Cultural (julho) do Recife

Homenagem à Orquestra Sinfônica do Recife

Em 30 de julho de 1930, a Orquestra Sinfônica de Concertos Populares subia ao palco do glorioso Teatro de Santa Isabel. Sob regência do maestro Vicente Fittipaldi, nascia aquela que hoje, conhecida e admirada como a Orquestra Sinfônica do Recife, resplandece como a mais antiga em atividade no Brasil.

Neste mês, a Prefeitura do Recife tem o orgulho de convidar os cidadãos para festejar os oitenta anos da Orquestra Sinfônica. A programação começa no dia 27 e se estende até 31 de julho, quando o regente Osman Gioia e o corpo de músicos se apresentam em um concerto comunitário, traduzindo em arte as diretrizes da política cultural da gestão do prefeito João da Costa: descentralização, democratização do acesso, inclusão e convite à participação popular.

É inegável a contribuição artística que a orquestra deu, ao longo dessas décadas, para o Recife. Ao construir uma ponte entre o erudito e o popular, a Sinfônica inseriu a apreciação da música clássica no cotidiano da cidade e situou seus concertos no calendário da capital multicultural do país.

Aplausos e feliz aniversário para a Orquestra Sinfônica do Recife. Que todos prestigiem as comemorações, preparadas com carinho e com a certeza de que nossa cidade é a gente quem faz.

Renato L | Secretaria de Cultura
Luciana Félix | Fundação de Cultura Cidade do Recife

Clique aqui e confira a Agenda Cultural do Recife

Livros digitais criam novas chances de acesso à leitura

A chegada dos livros digitais abre um novo potencial de popularização da leitura no Brasil. O País, que segundo levantamento Retratos da Leitura, realizado em 2008 pelo IPL (Instituto do Pró-Livro), tem cerca de 45% da população fora de contato qualquer tipo de leitura, poderia aproveitar a nova tecnologia para mudar o panorama. A chance, entretanto, esbarra em alguns gargalos que as novas tecnologias carregam, como adaptação aos novos formatos, aceitação dos escritores e público, reformulação do modelo de negócio e acesso aos aparelhos necessários para a leitura.

Marco Simões, coordenador pedagógico da Faculdade de Computação e Informática da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) é taxativo em relação ao livro virtual como grande ponto de virada para o cenário de leitura no Brasil. "Os leitores digitais não modificarão o atual panorama brasileiro, até porque a vontade de ler não depende do que às pessoas tem em mãos", diz ele, que é autor do livro "História da Leitura: do papiro ao papel digital". O hábito, segundo Simões, depende da família, da escola e do incentivo dos pais.

Leia Mais...

http://www.universia.com.br/

Os benefícios intangíveis dos cursos de MBA

Cada vez mais os cursos de MBA vêm sendo procurados por jovens profissionais, muitos recém-formados, com pouco ou nenhum tempo de carreira, porém com expectativas muito altas em relação ao retorno em termos financeiros que o curso trará para eles.

Leia Mais...

http://www.administradores.com.br/

Dunga x Maradona: qual perfil comportamental funciona melhor?

Qual estilo de liderança você prefere: Dunga ou Maradona? É possível aprender a identificar o estilo de liderança observando os jogos da Copa do Mundo, especialmente as seleções de Brasil e Argentina.

Comportamentos são observáveis. Com um pouco de treino e conhecimento, por meio da observação, é possível identificar estilos comportamentais e, a partir daí, prever como a pessoa se comportará em determinadas situações.

Não sou conhecedor de futebol, pelo contrário, somente na época de um evento dessa magnitude, é que passo a acompanhar a maioria dos jogos e a observar o comportamento dos técnicos e de seus jogadores.

Leia Mais...

Artigo de Rubens Gustavo Gurevich, para www.administradores.com.br

Estágio: julho é o grande momento para agarrar uma oportunidade

Passado o carnaval, a Copa do Mundo e um semestre de inúmeros feriados, chega julho, com as férias. Muitos estudantes já se animam com o prolongamento da vida mansa que foi a primeira metade do ano e começam a planejar viagens e dias de muita curtição. Mas, para os espertos, uma dica: não há momento melhor para quem busca um lugar no mercado de trabalho.

O mês de julho registra, em média, um crescimento de 30% na oferta de vagas, porque é um período em que as empresas estão fazendo substituições em seus quadros de estagiários. E a demanda fica ainda maior porque muitos estudantes convocados para assumir postos ou participar de entrevistas não comparecem, por não quererem abrir mão das férias.

O momento vivido pelo Brasil também contribui para um aumento na demanda por estagiários. Hoje, recuperado da má fase na economia, o mercado caminha no sentido de restabelecer os índices pré-crise. De acordo com dados da Associação Brasileira de Estágios – Abres, o país deve encerrar 2010 com 1 milhão de estagiários.

Leia Mais...

1 de jul. de 2010

Aproveite as ferias para somar conhecimento: Cursos de Férias FSH com inscrições abertas

Além de ser um período propício a diversão e descanso, o período de férias pode ser aproveitado também para os estudos. É isso mesmo! Com “tempo de sobra”, você pode se dedicar um pouco em ampliar seus conhecimentos em diversas áreas.

Aproveitando essa deixa, a Faculdade Santa Helena promove neste mês de julho mais uma edição dos Cursos de Férias. São oito cursos que serão ministrados entre os dias 19 a 30, sempre no turno da noite. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 15/07. O valor é de R$ 280 à vista, ou no cheque, em 1 + 2 de R$ 100.

Não perca essa oportunidade de ampliar seus conhecimentos. Faça já sua matrícula em um dos cursos de férias da Faculdade Santa Helena.

Cursos:
Administração da Produção I
Administração Mercadológica I
Administração Mercadológica II
Contabilidade Avançada I
Contabilidade de Custos
Laboratório Contábil
Economia I
Microeconomia

* A FSH só abrirá turmas com, no mínimo, 10 alunos.

Inscrições e outras informações :
www.fsh.edu.br; fsh@fsh.edu.br; (81) 3797-6060; Rua Demócrito de Souza Filho, 452, Madalena, Recife-PE

Espanhóis investem R$ 80 milhões em Suape

O grupo espanhol PG&A Empreendimentos vai investir R$ 80 milhões para implantar uma fábrica de cimento no Complexo Industrial Portuário de Suape. Primeira indústria da companhia no Brasil, a unidade vai atender exclusivamente ao mercado de Pernambuco, que figura hoje como o maior consumidor do produto no Nordeste. Nesta quarta-feira (30), representantes da empresa e da diretoria de Suape assinaram promessa de compra e venda de um terreno de 10,1 hectares, na área do porto que fica dentro do município do Cabo de Santo Agostinho.

O representante da PG&A no Brasil, Luiz Carlos Ghizzi, destaca que a escolha de Pernambuco foi motivada pelo crescimento econômico do Estado, pelo acelerado aumento no consumo de cimento e pela falta de outras indústrias que atendam à demanda. Apesar de ter tradicionais grupos cimenteiros, a exemplo do João Santos - dono da marca Nassau - muitas fábricas estão instaladas fora do Estado. Um exemplo é a Votorantim, que conta com indústria na Paraíba.

Fonte: Jornal do Commercio

Pernambuco ganha mais um estaleiro para montar navios da Petrobras

A Transpetro, subsidiária da Petrobras, anunciou nesta quinta-feira (1º) no Rio de Janeiro que o Estaleiro Promar será instalado no Complexo Industrial e Portuário de Suape, em Ipojuca, Pernambuco. O Promar já nasce grande, com encomenda de 8 navios gaseiros (para transporte de gás), no valor total de US$ 536 milhões.

A estimativa é de que essa encomenda gere mais de 10 mil empregos em Pernambuco, dos quais 2,7 mil criados de forma direta: 1,2 mil nas obras civis do estaleiro e 1,5 mil na construção dos navios. O Promar é o segundo estaleiro criado a partir das encomendas da Transpetro. O primeiro foi o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), hoje o maior do País, com contratos para montar 22 navios para a estatal.

Leia mais...
Related Posts with Thumbnails