20 de jul. de 2010

Franceses estudam investimeno em Suape

Uma missão oficial deve levar empresários franceses para conhecer o Complexo Portuário de Suape, para firmar novos investimentos. O plano foi anunciado pelo embaixador da França no Brasil, Yves Saint-Geours, que visitou Suape no último fim de semana, além da Usina Petribú. A intenção é realizar parcerias para que novas empresas francesas possam se instalar no estado.

Segundo o embaixador, o empresariado francês, de forma geral, pode ter interesse em investimentos em Suape principalmente dentro de setores como petróleo, gás, carros, indústria farmacêutica, automotiva, alimentação e energia. "Estamos articulando uma missão para levar a autoridade responsável pelo Porto de Suape para entrar em contato com empresários na França. E depois traremos os empresários franceses para conhecer as oportunidades de negócios aqui", explicou Saint-Geours.

No cargo desde dezembro do ano passado, o representante do país europeu no Brasil está visitando as principais capitais do Nordeste. Ontem, viajou para Fortaleza. Em seguida, deve passar ainda por Natal, estabelecendo contatos e buscando oportunidades de parcerias entre franceses e brasileiros.

O diplomata se disse impressionado com o desenvolvimento que Suape vem atingindo nos últimos tempos. Ele citou que já existe uma companhia francesa implantada no complexo: a Pernod Ricard, conglomerado do ramo de bebidas. "Todos esses projetos de desenvolvimento industrial que vêm sendo realizados em Suape podem ser interessantes para as empresas francesas. Precisamos ver como elas podem acompanhar esse desenvolvimento que, se entendi bem, está apenas começando, porque os investimentos são muito fortes", explicou.

Sobre a visita à Usina Petribú, ele destacou as pesquisas científicas que vêm sendo realizadas em parceria entre franceses e brasileiros na busca por energias alternativas renováveis. "Consideramos importante trabalhar juntos sobre os biocarburados, o que não é muito fácil, por várias razões. Já temos um grupo bilateral para desenvolver pesquisas. Podemos compartilhar experiências nesse área, que o brasileiro conhece muito bem, melhor que os franceses até", explicou.

De acordo com ele, cerca de mil empresas francesas participaram dos eventos relacionados ao Ano da França no Brasil, em 2009, e se mostraram interessadas em se instalar no Brasil, juntando-se às aproximadamente 400 que já atuam no país. "Agora, temos que ver com todas essas empresas, que já tiveram o primeiro contato, como podemos ir além disso para investir, estarem presentes aqui", relatou o embaixador, destacando a possibilidade de alguns desses grupos instalarem-se no Nordeste, principalmente no Complexo de Suape.

Fonte: www.diariodepernambuco.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails