20 de jul. de 2010

Saiba como acertar na hora de fazer um currículo

Quando alguém está procurando um emprego, geralmente, o primeiro contato com a empresa é por meio do currículo. Depois que ele é avaliado, o candidato ao emprego pode ser chamado para uma entrevista. O currículo só deve conter informações básicas. Saiba agora quais são elas.

A recepcionista Erivanise Lopes recebeu o aviso prévio e começou logo a procurar um novo emprego. Na Agência do Trabalho descobriu que o currículo deve ser preenchido de um jeito diferente do que ela pensava. “Eu fazia com diversas folhas, colocava detalhes de todo curso na especificação. Mas só o básico e mais curto é o melhor”, falou.

O currículo deve ter, na parte de cima, nome completo, endereço, telefones, e-mail para contato, estado civil e data de nascimento. Esses dados vêm ao lado a fotografia, que deve ser a tradicional 3 x 4. Evite tirar foto com roupa decotada.

Abaixo, o objetivo: o candidato deve dizer qual cargo almeja e área de interesse. Pode também resumir os pontos fortes e as áreas de atuação. Depois a escolaridade e citar se tiver conhecimento de alguma língua estrangeira.

Em seguida deve ser colocada a experiência profissional: informar o nome das três últimas empresas onde trabalhou, cargo que ocupou, atividades desempenhadas e por que período. Abaixo, os cursos realizados. Falar da pretensão salarial é opcional. Por último, indicar nome e telefone de pessoas que possam dar referências.

“Não tem tempo para analisar currículo longo, então quando encontramos alguns compatíveis com a função, já convocamos para o processo seletivo. O currículo é um cartão de visitas, e o que os patrões olham”, disse a psicóloga da Agência do Trabalho, Nilza Lúcia.

Se não tiver experiência, não invente. “Se não tem emprego, coloque um estágio importante que fez. É importante ser claro, dizendo que está em busca do emprego, e informar a formação educacional ou acadêmica ou curso complementar”, explicou a consultora de RH Ana Thereza Almeida.

DÚVIDAS
Nas Agências do Trabalho da Região Metropolitana, Caruaru e Petrolina, há o serviço gratuito de ajuda ao candidato que quer fazer o currículo. “A pessoa deve vir com o currículo impresso ou escrito. Uma equipe vai receber e orientar o candidato”, falou a gerente de Intermediação Mão de Obra, Dora Arraes.

Ela aproveita para dar mais algumas dicas. “O currículo precisa ser fiel ao que o candidato propõe. Mentir jamais. As formas de entrar em contato devem estar bem completas e também não precisa colocar todos locais de formação educacional, só precisa os últimos”,

A Agência do Trabalho do Recife fica na rua da Aurora, 425, na Boa Vista. Os telefones são (81) 3183.7060/3183.7059.

VISUAL
Não adianta o currículo ficar bom e a pessoa ir entregá-lo de qualquer jeito. A imagem do candidato também é um cartão de visitas, por isso no momento de entregar o currículo fique atento: use roupas discretas, perfume suave.

As mulheres devem colocar pouca maquiagem; e os homens, estar com a barba cuidada. É importante também ter informações sobre a empresa para qual você pretende trabalhar, porque na hora de deixar o currículo pode surgir uma entrevista. “A partir da hora que entrega o currículo, o candidato já está sendo avaliado, por isso é preciso estar vestido e agir adequadamente”, falou a gerente Dora Arraes.

Fonte: PE 360°

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails