5 de ago. de 2008

Prefeitura do Recife lança projeto "Roteiros do Recife"

A Prefeitura do Recife através da Secretaria de Turismo lançou o projeto Roteiros do Recife, que tem como objetivo principal, a valorização histórica e cultural da cidade em uma caminhada de quase duas horas com os roteiros "1 - Marco Zero, Onde o Recife Começa", "2 -Dos Holandeses aos Mascates, "3 - Revolução e Fé, "4 - O Coração do Recife", "5 - O Recife do Século XIX", e "6 - Da Boa Vista à Santa Cruz".

INSCRIÇÕES PELO TELEFONE: 3232-8017 / 3232-8847.

Estão acontecendo todos os dias a partir das 15h até o fim do ano. Os passeios são gratuitos para os recifenses para que conheçam melhor sua cidade.


Os roteiros e os dias são:

Domingo - Roteiro 1
Segunda - Roteiro 2
Terça - Roteiro 3
Quarta - Roteiro 4
Quinta - Roteiro 5
Sexta - Roteiro 6
Sábado - Roteiro 4


Descritivo dos Roteiros:

1- Marco Zero, onde o Recife começaContempla referências culturais remanescentesdo século 16 ao 19, exemplares da arquitetura civil, militar e religiosa.
Seu marco inicial é o Marco Zero, lugar simbólico, representativo do caráter matricial da cidade do Recife, fundada para atender às necessidades portuárias da produção do açúcar em Pernambuco.
ATRATIVOS: Praça do Marco Zero, Rua do BomJesus, Sinagoga Kahal Zur Israel, Museu a céu aberto, Torre Malakoff, Teatro Apolo, Igreja da Madre de Deus e Paço Alfândega.

2 - Dos Holandeses aos MascastesEdificações militares, integrantes de sistema de fortificação implantado no século 17 pelos holandeses, podem ser vistas na cidade. Depois dos flamengos, o Recife evoluiu com base na economia inovadora dos mascastes portugueses. Retomada a religião católica, as igrejas e os seus pátios transformaram-se em lugar de destaque na vida social recifense. Ruas e travessas tortuosas, parte da Mauriciópolis fundada por Maurício de Nassau, passaram a reunir a maior parte do comércio varejista da cidade. As características do comercio mascatal - irregular, agitado e folclórico - constituem as referencias marcantes desse espaço do Recife. ATRATIVOS: Forte das Cinco Pontas, Igreja e Pátio do Terço, Igreja e Pátio de São José do Ribamar, Basílica de Nossa Senhora das Penha e Mercado de São José.

3 - Revolução e FéPernambuco destacou-se no País como baluarte revolucionário contra a dominação portuguesa ao longo do século 19. Três importantes rebeliões de cunho libertário e separatista tiveram como palco a então província: as revoluções de 1817, 1824 e 1848. Este roteiro tem início na Praça da Independência e se prolonga na visita a algumas igrejas que se constituem exemplares excepcionais da arte barroca no Brasil.ATRATIVOS: Praça da Independência, Igreja do Santíssimo Sacramento (Matriz de Santo Antônio), Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja de Nossa Senhora do Livramento dos Homens pardos, Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Santa Tereza da ordem terceira do Carmo, Concatedral de São Pedro dos Clérigos e Pátio de São Pedro.

4 - O coração do RecifeEste roteiro contempla um espaço cívico de grande significado, abrigando as edificações representativas do poder executivo, do judiciário e das finanças. Nele também está o Convento Franciscano de Santo Antônio e sua magnífica Capela Dourada. ATRATIVOS: Praça
da República, Palácio do Governo, Teatro de Santa Isabel, Liceu de Artes e Ofícios, Palácio da Justiça, Secretaria da Fazenda, Convento Franciscano de Santo Antônio e Capela Dourada, Gabinete Português de Leitura, Arquivo Público Estadual e Praça 17, Igreja do Divino Espírito Santo.

5 - O Recife do século XIXRuas inteiras, edifícios e equipamentos públicos surgiram no Recife para atender às mudanças profundas que ocorreram durante o século 19. A nova fisionomia da cidade passou a contar com edificações grandiosas ligadas aos transportes ferroviários, à justiça e à educação. O roteiro tem inicio na rua da Aurora, às margens do Rio Capibaribe, adornada por um antigo casario pontilhada por esculturas. No percurso, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães e o belo visual das pontes Princesa Isabel, Duarte Coelho, da Boa Vista e Velha. ATRATIVOS: Ginásio Pernambucano, Assembléia Legislativa, Praça Joaquim Nabuco, Casa da Cultura, Estação Central Ferroviária. 6 - Da Boa Vista à Santa CruzRecife expandiu-se do núcleo mais antigo, próximo a área portuária, em direção ao continente a partir de meados do século 18. Este roteiro assinala equipamentos urbanos, logradouros públicos e exemplares da arquitetura civil e
religiosa que deram vida e compõem a paisagem da cidade. ATRATIVOS: Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco, Teatro do Parque, Matriz da
Boa Vista, Praça Maciel Pinheiro, Casa de Clarice Lispector, Igreja e Pátio de Santa Cruz e Mercado da Boa Vista.

Seja um Recifense Praticante!!


Michelle Santos - Secretaria de Turismo do Recife - 3232-8017

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails