30 de mai. de 2008

/NOTÍCIAS/ Funcultura financiará turismo no interior

Foto: Rota do Cangaço. Portal Pernambuco conhece Pernambuco

Fundarpe apresenta fundo estadual a produtores de 17 municípios do Sertão do Pajeú, que poderão criar projetos relativos à cultura para incentivar roteiros pelos atrativos da região


Mola propulsora do turismo, a cultura estará em foco amanhã no Sertão do Pajeú. Durante todo o dia, 17 municípios do Sertão pernambucano estarão reunidos em Triunfo, para discutir a implantação de um plano regional de cultura.

As idéias devem servir de base para o desenvolvimento de um plano pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a sociedade civil e as prefeituras.

“O fórum será uma oportunidade de fortalecer as manifestações artísticas dos municípios da região, através da discussão e intercâmbio de experiências”, afirmou a presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo. Durante o dia, serão ouvidos representantes de diversos segmentos, uma boa oportunidade para o público interiorano carente de informa de informações na área. A própria Luciana Azevedo explicará os mecanismos de funcionamento do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), que este ano destinará R$ 12 milhões para a execução de projetos culturais independentes.

Turisticamente, portanto, produtores poderão criar projetos relativos à cultura que, ao final, incentivem a visitação às cidades do Sertão.

O fórum de cultura acontecerá, das 8h às 18h de amanhã, no Centro Educacional Stella Maris Sítio Horta, nº 50, no Centro. O acesso é livre.

Neste fim de semana, também, Triunfo recebe o evento de lançamento da Rota do Cangaço dentro do programa estadual Pernambuco conhece Pernambuco, para estimular o turismo interno.

A rota faz parte também do Programa de Regionalização – Roteiros do Brasil, coordenado pelo Ministério do Turismo. Entre os municípios incluídos, estão Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, São José do Belmonte e São José do Egito.

No primeiro tour, agentes do Recife e de outras cidades irão até Serra Talhada visitar os pontos onde se refugiavam Lampião e seu bando. No lugar, ainda é possível encontrar vaqueiros encouraçados pegando boi na caatinga. As atrações incluem degustação do bode-no-buraco, iguaria local, forró pé-de-serra e rapel nas montanhas. A idéia é sensibilizar agentes e operadores de turismo para levar visitantes à região.

Fonte: Jornal do Commercio - Caderno de Turismo

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails