Mais de 80% dos turistas que visitam Pernambuco têm intenção de retornar. Esse é o principal dado constatado pela pesquisa para identificação do perfil socioeconômico do turista no Estado, realizada pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
Durante o período da Semana Santa, de
Dos visitantes, 93% são brasileiros. Desses, 28% são pernambucanos fazendo turismo interno. “Queremos estimular o pernambucano a viajar cada vez mais pelas localidades do próprio Estado”, disse o secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, ao apresentar a pesquisa em Caruaru, no último fim de semana, durante o lançamento da Rota Luiz Gonzaga, que estimulará o turismo nos municípios do Agreste, ação prevista pelo programa Pernambuco conhece Pernambuco.
Os Estados que mais enviam turistas para destinos pernambucanos são Alagoas, Paraíba e São Paulo, cada um com 10% de participação no total de visitantes. Em seguida, estão Bahia (10%), Rio Grande do Norte (9%), Ceará (7%) e Rio de Janeiro (4%), Sergipe e Minas Gerais (ambos com 3%).
Do total de visitantes, 7% são estrangeiros. Os portugueses e argentinos participam da estatística com 45% e 25%, respectivamente. A Alemanha vem em seguida (9%).
A maior parte dos visitantes (28%) está na faixa etária entre 21 e 30 anos – a média de idade, levando em conta todos os turistas incluídos na pesquisa, é 27 anos. Quase 60% viajam com amigos ou em grupos de excursões. Entre os brasileiros, contudo, cerca de 40% viajam sozinhos. “Isso mostra a importância de investir em roteiros com atrações também para os jovens”, avalia o secretário.
Durante a Semana Santa, mais da metade dos viajantes ficaram hospedados no Recife. A cidade de Caruaru recebeu 12,7% dos turistas, e Ipojuca (onde está a Praia de Porto de Galinhas), 10,7%. Gravatá é o quarto mais visitado, com 3% da procura.
Fonte: Jornal do Commercio – Caderno de Turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário