14 de jan. de 2011

Desatualização põe em risco formação universitária

Entre 2009 e 2010, a quantidade de cursos de pós-graduação cresceu 20,8% no Brasil, de acordo com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O crescimento reflete o aumento observado na procura por cursos de atualização profissional, condição cada vez mais considerada imperativa para a manutenção da empregabilidade.

A análise é endossada pelo coordenador do curso de gestão de RH (Recursos Humanos) da Universidade Metodista de São Paulo, Luciano Venelli Costa, para quem deixar de se atualizar é prejudicial à carreira. "Com a velocidade com que novos conhecimentos chegam e se tornam obsoletos, o diploma tem prazo de validade, sim", acredita.

No entanto, ele pondera que é possível estender a vida útil dos cursos realizados - às vezes por prazo indeterminado - com a aplicação prática e constante dos conceitos aprendidos. "A prática é o que mantém a pessoa atualizada. Sem ela, mesmo com cursos, não há garantia de mercado de trabalho, pois é difícil confiar em alguém que esteja parado há muito tempo", diz.

Leia mais...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails