Panrotas - SP
25/08/2009
Destinos
Profissionais de Recife fazem curso de gestores do MTur
Gabriel Guirão
O Ministério do Turismo escolheu cinco profissionais da secretaria de Turismo do Recife para participar do curso Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo, que teve início ontem (segunda, dia 24), via internet. A capacitação é realizada em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem como objetivo a qualificação dos responsáveis pela formulação, planejamento e implantação de projetos para o setor.
De acordo com Mayse Cavalcanti, assessora especial da secretaria e aluna do curso, a ação representa a possibilidade de interagir com profissionais de todo o Brasil. "Através do uso da tecnologia, discutimos a realidade do setor nas mais diversas regiões turísticas brasileiras", avaliou.
Brasilturis - SP
25/08/2009
Turismo
Profissionais da Setur do Recife em CURSO do MTur
AE
O Ministério do Turismo escolheu cinco profissionais da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife para participar do curso Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo, que começou nesta semana, com aulas em ambiente virtual. A capacitação é realizada em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem como objetivo a qualificação dos responsáveis pela formulação, planejamento e implantação de projetos para o setor. A ação integra o programa de Qualificação a Distância para o Desenvolvimento do Turismo.
Cerca de sete mil pessoas concorreram a três mil vagas disponíveis. O curso tem carga horária de 80h O ambiente virtual dispõe de biblioteca, fóruns e aulas virtuais. Os profissionais receberam ainda material didático e DVD.
Para Mayse Cavalcanti, assessora especial da Secretaria de Turismo do Recife e aluna do curso Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo, a ação representa a possibilidade de interagir com profissionais de todo o Brasil. "Através do uso da tecnologia, discutimos a realidade do setor nas mais diversas regiões turísticas brasileiras".
Jornal de Turismo - RJ
25/08/2009
Nordeste
Profissionais da Setur Recife são selecionados para curso do MTur com a UFSC
Da Redação
O Ministério do Turismo escolheu cinco profissionais da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife para participar do curso Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo, que teve início esta semana com aulas em ambiente virtual. A capacitação é realizada em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem como objetivo a qualificação dos responsáveis pela formulação, planejamento e implantação de projetos para o setor.
Cerca de sete mil pessoas concorreram a três mil vagas disponíveis. O curso tem carga horária de 80h e integra o Programa de Qualificação a Distância para o Desenvolvimento do Turismo. O ambiente virtual dispõe de biblioteca, fóruns e aulas virtuais. Os profissionais receberam ainda material didático e DVD.
Para Mayse Cavalcanti, assessora especial da Secretaria de Turismo do Recife e aluna do curso Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo, a ação representa a possibilidade de interagir com profissionais de todo o Brasil. "Através do uso da tecnologia, discutimos a realidade do setor nas mais diversas regiões turísticas brasileiras", comentou.
Portal EcoViagem
25/08/2009
Turismo
Artesãos do Recife iniciam curso de qualificação profissional
Da Redação
Os artesãos do Recife lotaram o auditório da Casa da Cultura para o primeiro dia de aula do curso de Qualificação Profissional do Turismo no Recife, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, com patrocínio do Ministério do Turismo e execução do IDS (Instituto do Desenvolvimento Social). Com o projeto, serão capacitadas 2.195 pessoas até 2010, em três etapas: Volte Sempre II, Anfitrião e Programa Integrado de Turismo (PIT). A ação tem como objetivo qualificar os profissionais para a Copa de 2014.
"A nossa meta é capacitar cerca de 30 mil profissionais da cadeia produtiva do Turismo até 2012, através da parceria com o Governo Federal e o Trade Turístico. Com cursos de qualificação, os turistas serão melhor atendidos e sempre voltarão à Cidade, abrindo mais postos de trabalho", afirma Samuel Oliveira, secretário de Turismo do Recife.
Inicialmente, as aulas beneficiam 35 artesãos, com foco na qualidade de atendimento, educação ambiental, noções de inglês e perfil turístico da Cidade (atrativos históricos, naturais e culturais). Essa é a primeira etapa do Projeto de Qualificação Profissional, que inicia com o Volte Sempre II e segue até março com aulas para dois mil profissionais divididos em 50 turmas, como taxistas, guias de turismo, guardas municipais, garçons, cozinheiros e recepcionistas.
A segunda etapa é o Anfitrião, que atenderá 60 profissionais de 30 equipamentos e atrativos turísticos do Recife. As atividades dessa parte do projeto acontecem de novembro a dezembro de 2009. De abril a maio de 2010, ocorre a última etapa, com o PIT, que capacitará 135 gerentes e donos de bares, restaurantes, meios de hospedagens e agências de viagens. A capacitação é gratuita e o Instituto de Desenvolvimento Social (IDS) é responsável pelo cadastro dos participantes junto às instituições de cada categoria.
Para a presidente do Sindicato dos Artesãos da Região Metropolitana do Recife, Vani Mariss, todos os artesãos da Cidade deverão participar. "Esta é uma grande oportunidade para fortalecer o turismo do Recife. Este tipo de curso é importante para atendermos cada vez melhor quem visita a nossa cidade", destaca a presidente.
Presentes também ao evento, o assessor-adjunto da Secretaria de Turismo do Recife, Carlos Braga; o presidente da Associação dos Lojistas da Casa da Cultura, Celi Cavalcanti; e a coordenadora da IDS, Cíntia Pinheiro. A próxima categoria beneficiada será a de taxistas. As aulas começam no dia 31 de agosto, na sede da COOPSTAR - Cooperativa de Serviço de Táxi Comum do Aeroporto do Recife, na Imbiribeira. Informações e inscrições através do telefone 81 3242.0481 // 3243.2794
Jornal Brasil - DF
25/08/2009
Turismo
Turismo pelos museus do Recife na volta às aulas
Da Redação
Para a maioria das crianças e jovens que voltaram às aulas no mês de agosto, isso significa o fim das brincadeiras e do lazer. Mas quem disse que diversão e ensino não combinam? Essa é uma boa oportunidade dos recifenses se tornarem turistas da sua própria cidade para conhecer mais do passado e da cultura local. Fazer passeios pelos principais museus do Recife é uma boa opção, inclusive para os turistas que visitam a cidade.
Nesses equipamentos, as aulas de História se tornam mais interativas e divertidas, já que os alunos poderão presenciar de perto suas heranças que vão desde a colonização, passando pelo domínio holandês, influência africana e indígena, chegando à modernidade e à contemporaneidade."Com os nossos museus, o recifense poderá vivenciar e entender mais da sua história, da sua cultura. Muitos são a própria história, como os fortes, que passaram por revoluções e domínios", comentou o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira.
A Prefeitura do Recife está investindo na requalificação desses equipamentos na cidade. Recentemente, foi assinada a ordem de serviço para melhorias físicas do Forte das Cinco Pontas, onde está o Museu da Cidade do Recife. O investimento será de R$ 2,6 milhões. O projeto foi elaborado pela Prefeitura e financiado pelo Governo do Estado, a partir do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Além da obra física, será implantado um portal de turismo que abrange toda a Região Metropolitana.
Para o presidente da Fundação Gilberto Freyre, Gilberto Freyre Neto, a própria cidade do Recife já é um museu e o que não pode ser deixado ao ar livre, é colocado nos espaços reservados para preservação. "Ao turista que nos visita, oferecemos a oportunidade de viver e conviver conosco, compartilhar nossa história, nossos valores, nossos amigos, nossos valores", completou.
Os museus estão abertos durante toda a semana, com as mais diversas exposições fixas ou temporais, além de programações culturais. O visitante terá que apenas escolher quais visitar, já que existem vários com uma diversidade de temas e acervos, e fazer o roteiro. O preço das entradas é simbólico e acessível a todos.
Aprenda com os museus
Para começar, uma interessante opção são os fortes que existem no Recife. No bairro de São José, por exemplo, está o Museu da Cidade do Recife que fica dentro do Forte das Cinco Pontas, construção holandesa de 1630. No local, o visitante pode desfrutar de um extenso acervo de documentos iconográficos sobre o Recife, além de 150 mil imagens e peças religiosas e de antigas residências. Em setembro, o museu estará de portas fechadas para a reforma, voltando ao seu funcionamento no próximo ano. Com a revitalização, o turista poderá programar o seu roteiro para conhecer toda a cidade a partir do portal de turismo.
Já no Forte do Brum, no Bairro do Recife, tem o Museu Militar. O forte foi construído no século XVI para segurança e proteção da povoação do Recife, além de ter sido cenário de inúmeros acontecimentos históricos. Aproveitando a passagem pelo Bairro do Recife, o visitante pode passar pela Sinagoga Kahal Zur Israel, que foi a primeira das Américas e um marco da história judaica no Brasil. De domínio holandês, o local funcionou entre 1641 e 1654, onde podem ser encontrados objetos e pisos do século XVII.
No Centro do Recife, especificamente no bairro de Santo Antônio, tem o Museu Franciscano de Arte Sacra, onde os visitantes mais religiosos podem observar valiosas peças do catolicismo no Recife e desfrutar da beleza da Capela Dourada, datada de 1696, um dos melhores exemplos do estilo barroco brasileiro.
No Museu Murilo La Greca, no Parnamirim, os amantes da arte contemporânea conhecerão o acervo de 1,4 mil desenhos de Murilo La Greca em técnicas diversas. No local, também são guardadas 160 pinturas e cartas trocadas pelo artista com Portinari e Giacometti. Para saber as origens da obra Casa grande & Senzala, basta ir à Casa-museu Magdalena e Gilberto Freyre, datada do século XIX, onde viveu o sociólogo Gilberto Freyre. Lá, também são encontrados obras literárias consagradas do autor e um acervo que vai desde exemplar dos Lusíadas a painéis de azulejos portugueses, dos séculos XVI e XVII.
Além disso, um castelo em estilo medieval também pode ser encontrado, no Recife, no Instituto Ricardo Brennand. O colecionador pernambucano Ricardo Brennand guarda um acervo de obras de artes das mais diferentes procedências e épocas, que vão desde a Europa Medieval do século XV ao Brasil do século XIX.
Serviço:
Sinagoga Kahal Zur Israel
Rua do Bom Jesus, 197/203
Tele: 3224.2128
Funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 16h30; domingo, das 14h às 17h30
Entrada: R$ 4
Forte do Brum/Museu Militar
Praça Comunidade Luso-Brasileira
Tele: 3224.4267/4620
Funcionamento: Terça a sexta, das 8h30 às 16h30; sábado e domingo, das 14h às 17h
Entrada: R$ 2
Forte das Cinco Pontas/Museu da Cidade do Recife
Praça das Cinco Pontas, s/n, São José
Tele: 3232.2812
Funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 13h às 17h
Entrada: R$ 1
Museu do Estado
Avenida Rui Barbosa, 960, Graças
Tele: 3184.3170
Funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 14h às 17h
Entrada: R$ 2
Museu Franciscano de Arte Sacra
Rua do Imperador Dom Pedro II, s/n, Santo Antônio
Telefone: 3224.0994
Funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h; sábado, das 8h às 11h30
Entrada: R$ 2
Instituto Ricardo Brennand
Alameda Antônio Brennand, s/n, Várzea.
Tele: 2121.0352
Funcionamento: De terça a domingo, das 13h às 17h
Entrada: R$ 5
Museu Murillo La Greca
Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim
Tele: 3232.4276
Funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h; sábado das 14h às 17h
Entrada gratuita
Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre
Rua Dois Irmãos, 320, Apipucos
Tele: 3441.1733/2883
Funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 16h30
Entrada: Sob consulta
Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano
Rua do Hospício, 130, Boa Vista
Tele: 3222.4952
Funcionamento: De segunda a sexta, das 13h às 17h; sábado, das 8h às 12h
Entrada: R$ 2
Museu do Homem do Nordeste
Avenida 17 de Agosto, 2187 - Casa Forte
Tele: 3073.6340
Funcionamento: De terça a sexta, das 8h30 às 17h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
Entrada: R$ 4
Revista Museu - RJ
25/08/2009
Turismo
Turismo pelos museus do Recife na volta às aulas
Da Redação
Para a maioria das crianças e jovens que voltaram às aulas no mês de agosto, isso significa o fim das brincadeiras e do lazer. Mas quem disse que diversão e ensino não combinam? Essa é uma boa oportunidade dos recifenses se tornarem turistas da sua própria cidade para conhecer mais do passado e da cultura local. Fazer passeios pelos principais museus do Recife é uma boa opção, inclusive para os turistas que visitam a cidade.
Nesses equipamentos, as aulas de História se tornam mais interativas e divertidas, já que os alunos poderão presenciar de perto suas heranças que vão desde a colonização, passando pelo domínio holandês, influência africana e indígena, chegando à modernidade e à contemporaneidade."Com os nossos museus, o recifense poderá vivenciar e entender mais da sua história, da sua cultura. Muitos são a própria história, como os fortes, que passaram por revoluções e domínios", comentou o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira.
A Prefeitura do Recife está investindo na requalificação desses equipamentos na cidade. Recentemente, foi assinada a ordem de serviço para melhorias físicas do Forte das Cinco Pontas, onde está o Museu da Cidade do Recife. O investimento será de R$ 2,6 milhões. O projeto foi elaborado pela Prefeitura e financiado pelo Governo do Estado, a partir do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Além da obra física, será implantado um portal de turismo que abrange toda a Região Metropolitana.
Para o presidente da Fundação Gilberto Freyre, Gilberto Freyre Neto, a própria cidade do Recife já é um museu e o que não pode ser deixado ao ar livre, é colocado nos espaços reservados para preservação. "Ao turista que nos visita, oferecemos a oportunidade de viver e conviver conosco, compartilhar nossa história, nossos valores, nossos amigos, nossos valores", completou.
Os museus estão abertos durante toda a semana, com as mais diversas exposições fixas ou temporais, além de programações culturais. O visitante terá que apenas escolher quais visitar, já que existem vários com uma diversidade de temas e acervos, e fazer o roteiro. O preço das entradas é simbólico e acessível a todos.
Aprenda com os museus
Para começar, uma interessante opção são os fortes que existem no Recife. No bairro de São José, por exemplo, está o Museu da Cidade do Recife que fica dentro do Forte das Cinco Pontas, construção holandesa de 1630. No local, o visitante pode desfrutar de um extenso acervo de documentos iconográficos sobre o Recife, além de 150 mil imagens e peças religiosas e de antigas residências. Em setembro, o museu estará de portas fechadas para a reforma, voltando ao seu funcionamento no próximo ano. Com a revitalização, o turista poderá programar o seu roteiro para conhecer toda a cidade a partir do portal de turismo.
Já no Forte do Brum, no Bairro do Recife, tem o Museu Militar. O forte foi construído no século XVI para segurança e proteção da povoação do Recife, além de ter sido cenário de inúmeros acontecimentos históricos. Aproveitando a passagem pelo Bairro do Recife, o visitante pode passar pela Sinagoga Kahal Zur Israel, que foi a primeira das Américas e um marco da história judaica no Brasil. De domínio holandês, o local funcionou entre 1641 e 1654, onde podem ser encontrados objetos e pisos do século XVII.
No Centro do Recife, especificamente no bairro de Santo Antônio, tem o Museu Franciscano de Arte Sacra, onde os visitantes mais religiosos podem observar valiosas peças do catolicismo no Recife e desfrutar da beleza da Capela Dourada, datada de 1696, um dos melhores exemplos do estilo barroco brasileiro.
No Museu Murilo La Greca, no Parnamirim, os amantes da arte contemporânea conhecerão o acervo de 1,4 mil desenhos de Murilo La Greca em técnicas diversas. No local, também são guardadas 160 pinturas e cartas trocadas pelo artista com Portinari e Giacometti. Para saber as origens da obra Casa grande & Senzala, basta ir à Casa-museu Magdalena e Gilberto Freyre, datada do século XIX, onde viveu o sociólogo Gilberto Freyre. Lá, também são encontrados obras literárias consagradas do autor e um acervo que vai desde exemplar dos Lusíadas a painéis de azulejos portugueses, dos séculos XVI e XVII.
Além disso, um castelo em estilo medieval também pode ser encontrado, no Recife, no Instituto Ricardo Brennand. O colecionador pernambucano Ricardo Brennand guarda um acervo de obras de artes das mais diferentes procedências e épocas, que vão desde a Europa Medieval do século XV ao Brasil do século XIX.
Serviço:
Sinagoga Kahal Zur Israel
Rua do Bom Jesus, 197/203
Tele: 3224.2128
Funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 16h30; domingo, das 14h às 17h30
Entrada: R$ 4
Forte do Brum/Museu Militar
Praça Comunidade Luso-Brasileira
Tele: 3224.4267/4620
Funcionamento: Terça a sexta, das 8h30 às 16h30; sábado e domingo, das 14h às 17h
Entrada: R$ 2
Forte das Cinco Pontas/Museu da Cidade do Recife
Praça das Cinco Pontas, s/n, São José
Tele: 3232.2812
Funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 13h às 17h
Entrada: R$ 1
Museu do Estado
Avenida Rui Barbosa, 960, Graças
Tele: 3184.3170
Funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 14h às 17h
Entrada: R$ 2
Museu Franciscano de Arte Sacra
Rua do Imperador Dom Pedro II, s/n, Santo Antônio
Telefone: 3224.0994
Funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h; sábado, das 8h às 11h30
Entrada: R$ 2
Instituto Ricardo Brennand
Alameda Antônio Brennand, s/n, Várzea.
Tele: 2121.0352
Funcionamento: De terça a domingo, das 13h às 17h
Entrada: R$ 5
Museu Murillo La Greca
Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim
Tele: 3232.4276
Funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h; sábado das 14h às 17h
Entrada gratuita
Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre
Rua Dois Irmãos, 320, Apipucos
Tele: 3441.1733/2883
Funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 16h30
Entrada: Sob consulta
Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano
Rua do Hospício, 130, Boa Vista
Tele: 3222.4952
Funcionamento: De segunda a sexta, das 13h às 17h; sábado, das 8h às 12h
Entrada: R$ 2
Museu do Homem do Nordeste
Avenida 17 de Agosto, 2187 - Casa Forte
Tele: 3073.6340
Funcionamento: De terça a sexta, das 8h30 às 17h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
Entrada: R$ 4
Revista Eventos - SP
25/08/2009
Turismo
Turismo pelos museus do Recife na volta às aulas
Da Redação
Para a maioria das crianças e jovens que voltaram às aulas no mês de agosto, isso significa o fim das brincadeiras e do lazer. Mas quem disse que diversão e ensino não combinam? Essa é uma boa oportunidade dos recifenses se tornarem turistas da sua própria cidade para conhecer mais do passado e da cultura local. Fazer passeios pelos principais museus do Recife é uma boa opção, inclusive para os turistas que visitam a cidade.
Nesses equipamentos, as aulas de História se tornam mais interativas e divertidas, já que os alunos poderão presenciar de perto suas heranças que vão desde a colonização, passando pelo domínio holandês, influência africana e indígena, chegando à modernidade e à contemporaneidade."Com os nossos museus, o recifense poderá vivenciar e entender mais da sua história, da sua cultura. Muitos são a própria história, como os fortes, que passaram por revoluções e domínios", comentou o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira.
A Prefeitura do Recife está investindo na requalificação desses equipamentos na cidade. Recentemente, foi assinada a ordem de serviço para melhorias físicas do Forte das Cinco Pontas, onde está o Museu da Cidade do Recife. O investimento será de R$ 2,6 milhões. O projeto foi elaborado pela Prefeitura e financiado pelo Governo do Estado, a partir do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Além da obra física, será implantado um portal de turismo que abrange toda a Região Metropolitana.
Para o presidente da Fundação Gilberto Freyre, Gilberto Freyre Neto, a própria cidade do Recife já é um museu e o que não pode ser deixado ao ar livre, é colocado nos espaços reservados para preservação. "Ao turista que nos visita, oferecemos a oportunidade de viver e conviver conosco, compartilhar nossa história, nossos valores, nossos amigos, nossos valores", completou.
Os museus estão abertos durante toda a semana, com as mais diversas exposições fixas ou temporais, além de programações culturais. O visitante terá que apenas escolher quais visitar, já que existem vários com uma diversidade de temas e acervos, e fazer o roteiro. O preço das entradas é simbólico e acessível a todos.
Aprenda com os museus
Para começar, uma interessante opção são os fortes que existem no Recife. No bairro de São José, por exemplo, está o Museu da Cidade do Recife que fica dentro do Forte das Cinco Pontas, construção holandesa de 1630. No local, o visitante pode desfrutar de um extenso acervo de documentos iconográficos sobre o Recife, além de 150 mil imagens e peças religiosas e de antigas residências. Em setembro, o museu estará de portas fechadas para a reforma, voltando ao seu funcionamento no próximo ano. Com a revitalização, o turista poderá programar o seu roteiro para conhecer toda a cidade a partir do portal de turismo.
Já no Forte do Brum, no Bairro do Recife, tem o Museu Militar. O forte foi construído no século XVI para segurança e proteção da povoação do Recife, além de ter sido cenário de inúmeros acontecimentos históricos. Aproveitando a passagem pelo Bairro do Recife, o visitante pode passar pela Sinagoga Kahal Zur Israel, que foi a primeira das Américas e um marco da história judaica no Brasil. De domínio holandês, o local funcionou entre 1641 e 1654, onde podem ser encontrados objetos e pisos do século XVII.
No Centro do Recife, especificamente no bairro de Santo Antônio, tem o Museu Franciscano de Arte Sacra, onde os visitantes mais religiosos podem observar valiosas peças do catolicismo no Recife e desfrutar da beleza da Capela Dourada, datada de 1696, um dos melhores exemplos do estilo barroco brasileiro.
No Museu Murilo La Greca, no Parnamirim, os amantes da arte contemporânea conhecerão o acervo de 1,4 mil desenhos de Murilo La Greca em técnicas diversas. No local, também são guardadas 160 pinturas e cartas trocadas pelo artista com Portinari e Giacometti. Para saber as origens da obra Casa grande & Senzala, basta ir à Casa-museu Magdalena e Gilberto Freyre, datada do século XIX, onde viveu o sociólogo Gilberto Freyre. Lá, também são encontrados obras literárias consagradas do autor e um acervo que vai desde exemplar dos Lusíadas a painéis de azulejos portugueses, dos séculos XVI e XVII.
Além disso, um castelo em estilo medieval também pode ser encontrado, no Recife, no Instituto Ricardo Brennand. O colecionador pernambucano Ricardo Brennand guarda um acervo de obras de artes das mais diferentes procedências e épocas, que vão desde a Europa Medieval do século XV ao Brasil do século XIX.
Jornal de Turismo - RJ
26/08/2009
Nordeste
Recife (PE) participa de evento em Salvador sobre a Copa 2014
Da Redação
Subsede da Copa 2014, o Recife discute com representantes de outras cidades sedes o turismo, o transporte e os investimentos na preparação dos municípios para o maior evento de futebol do mundo. A reunião, organizada pela Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores, acontece nos dias 28 e 29 de agosto em Salvador, no Sofitel, durante a 2ª Reunião das Cidades Sedes da Copa do Mundo 2014.
O assessor executivo da Secretaria de Turismo do Recife, Carlos Braga, representa a Prefeitura do Recife no evento. Participa da palestra do MTur sobre o Prodetur e as cidades sedes e assiste à palestra da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A Copa 2014 já é uma preocupação da Prefeitura do Recife. Segundo Carlos Braga, o evento reforça a importância do investimento em promoção e imagem. "O Brasil é um país moderno, hospitaleiro e entrará definitivamente no mercado internacional com a Copa 2014. Além de consolidar a marca, estamos debatendo outros aspectos como ampliação da oferta hoteleira, mobilidade urbana e qualificação profissional", avalia.
Pernambuco.com - PE
26/08/2009
Turismo
Governo Federal treina profissionais de turismo do Recife
Da Redação
Profissionais da Secretaria de Turismo do Recife foram escolhidos para participar de uma capacitação promovida pelo Ministério do Turismo. O treinamento, realizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, tem como objetivo qualificar os responsáveis pela formulação, planejamento e implantação de projetos para o setor.
O curso tem carga horária de 80h e integra o Programa de Qualificação a Distância para o Desenvolvimento do Turismo. As aulas são realizadas em um ambiente virtual dispõe de biblioteca, fóruns e aulas virtuais. Os profissionais recebem ainda material didático e DVD.
Blog Fernando Machado - PE
26/08/2009
Anotações do Cotidiano
Fernando Machado
O secretário, Samuel Oliveira, já confirmou sua participação no evento Prazeres da Mesa Ao Vivo, que acontece no Recife entre os dias 9 e 11 de setembro. A programação contempla apresentações dos chefs César Santos, Claudemir Barros, Douglas Van der Ley, e Duca Lapenda.
Folha de Pernambuco - PE
27/08/2009
Colunas
Foco
Paula Imperiano
Olho em 2014
O assessor executivo da Secretaria de Turismo do Recife, Carlos Braga, representa o Recife na 2ª Reunião das Cidades Sedes da Copa do Mundo 2014, sexta e sábado, em Salvador. Na programação, discussões sobre o Prodetur e as cidades sedes, além de palestra da Confederação Brasileira de Futebol.
Abrasel - PE
27/08/2009
Notícias
Turismo para recifense e visitante ver
"Uma cidade só é boa para o visitante quando é boa para a sua população". É com essa filosofia que o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, administra sua pasta. À frente da secretaria há três anos, Samuel Oliveira destaca o trabalho de reposicionamento da cidade do Recife como destino turístico. Agora, a preocupação é qualificar o setor. Sempre!
Parceiro da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes seccional Pernambuco (Abrasel-PE), Samuel vê com bons olhos o estreitamento das relações entre turismo e gastronomia, principal em uma cidade considera polo gastronômico do Norte e Nordeste. "Estamos sempre ao lado da Abrasel, apoiando-a no que for preciso", destaca.
Samuel Oliveira está no turismo como um gestor público desde 1990, quando foi presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Dali em diante, não parou mais. Passou à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Olinda, de 1993 a 1994, e retornou à Empetur (1995-1998), agora como diretor-presidente. Desde 2006, Samuel Oliveira está à frente da Secretaria de Turismo do Recife. Iniciou o trabalho na administração do prefeito João Paulo e permanece na atual gestão de João da Costa.
Abrasel-PE - Qual a sua visão sobre o turismo na cidade do Recife? E quais os principais projetos que vêm sendo desenvolvidos pela sua pasta? Samuel Oliveira - O Recife vive um momento muito positivo no turismo. Em parceria com o trade local, sob orientação do prefeito João da Costa, temos conseguido reposicionar a imagem turística da cidade, o que proporcionou relevantes conquistas, a exemplo da elevação da taxa de ocupação hoteleira, hoje considerada uma das melhores do País, do desempenho recorde na movimentação do Aeroporto dos Guararapes, que, em janeiro de 2009, superou a marca de 500 mil passageiros embarcados e desembarcados. Além disso, em relação ao ano passado, tivemos incremento de 10% na procura e venda de passeios e
programas turísticos no Recife, crescimento de 15% no número de turistas que participaram de eventos apoiados e/ou captados pelo Recife Convention & Visitors Bureau e aumento de 13% no faturamento e movimentação do segmento de bares e restaurantes.
Temos vários projetos em andamento, desde os estruturadores aos promocionais e de qualificação profissional. Este ano inovamos com a realização do primeiro game show Recife te quer, do qual participaram os agentes de viagens de 18 estados brasileiros que mais venderam o destino. Além da vinda ao Recife com tudo pago, os participantes receberam notebooks e os três primeiros colocados levaram uma TV, uma moto e um carro 0 km, prêmios concedidos pelo trade turístico. Também estamos implementando um amplo programa de qualificação cuja meta é a qualidade total da cadeia produtiva do turismo. Pretendemos qualificar 30 mil profissionais até 2012. Estamos articulando parcerias com a iniciativa privada para que todos os funcionários dos estabelecimentos participem.
Além disso, tivemos em agosto último a primeira plenária exclusiva do setor de Turismo no Orçamento Participativo. Aliás, a única plenária de Turismo do Brasil. Seu objetivo foi decidir políticas públicas para o segmento. O evento reuniu cerca de 1,3 mil participantes, número considerado surpreendente pela organização do Orçamento Participativo. No total, se candidataram 63 delegados e 40 foram eleitos. Dentre as ações escolhidas como prioritárias estão a de preparação das comunidades para o turismo, a promoção do Recife no Brasil e no exterior e as de qualificação profissional.
Abrasel-PE - Quais os desafios que o turismo no Recife ainda tem a enfrentar? Podem-se esperar novas ações para os próximos três anos? Samuel Oliveira - Manter o patamar de competitividade atualmente apresentado pelo Recife e ser destaque turístico como uma das sub-sedes da Copa 2014. Quanto às ações para os próximos três anos, estamos em vias de concluir o nosso planejamento em parceria com o trade turístico, e, por certo, teremos muitas novidades. Sempre com foco num Recife melhor para todos: população e visitantes.
Abrasel-PE - Recife é um dos destinos turísticos que têm recebido o programa federal Caminhos do Sabor. Segundo a pesquisa realizada dentro do programa, a gastronomia local é um dos três tipos principais de lazer procurados na cidade. Como o senhor vê essa relação, cada vez mais forte, entre gastronomia e turismo? Samuel Oliveira - No Brasil, o turismo gastronômico é o quarto mais importante para a economia. São cerca de um milhão de empresas de alimentação fora do lar e seis milhões de empregos gerados. O setor representa 2,4% do PIB nacional e quase 40% do PIB do Turismo.
Aqui no Recife, nosso polo é importantíssimo para a economia local, pois é o principal do Norte/Nordeste. A cidade tem atraído importantes eventos do setor turístico e gastronômico. Entre eles, o programa Caminhos do Sabor e os festivais Roda de Boteco, Comedoria de Mercado, o 'Recife Restaurante Week', o 'Festival Gastronômico de Pernambuco' e o Bar em Bar.
Estamos bem posicionados, com um padrão de qualidade muito bom, oferta variada de cardápio, dos sofisticadas aos típicos, mão de obra de qualidade e cada vez melhor, pois estamos capacitando os profissionais. Um exemplo disso é o projeto "Comedoria Popular: Qualificação e Capacitação dos Profissionais de Cozinha dos Mercados e Feiras livres do Recife", que vai beneficiar 40 alunos a partir de agosto. Os profissionais terão aulas de boas práticas, manuseio de alimentos e técnicas culinárias.
Abrasel-PE - Diante dessa importância da gastronomia no turismo da cidade, qual a importância de fomentar parcerias e apoiar os projetos voltados para fortalecer esse segmento? Samuel Oliveira - Enorme. Aliás, faz parte da filosofia da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife o trabalho integrado com o trade turístico e todas as
instâncias de Governo. Estamos sempre ao lado da Abrasel, apoiando-a no que for preciso. Nosso maior ganho hoje é a profissionalização do setor.
Abrasel-PE - Para promover a culinária pernambucana, a Abrasel promove anualmente três festivais gastronômicos. Qual a sua avaliação sobre esses eventos? O senhor considera que eles impactam no turismo do Recife? Samuel Oliveira - Sim, festivais são muito importantes não só para aguçar a curiosidade dos turistas por nossos pratos, nossa culinária, como também para incentivar o morador a conhecer e praticar a sua cidade. Aliás, todas as ações desenvolvidas pela Secretaria de Turismo têm como foco principal o próprio recifense. Afinal, uma cidade só é boa para o visitante quando é boa para a sua população.
Abrasel-PE - No próximo mês, a Abrasel realiza o Recife Sabor & Arte. Nesta sua quarta edição, o festival fará uma homenagem ao espaço público da cidade, uma vez que tem como tema a arquitetura. Como o senhor vê a importância desse festival e a escolha do tema? Samuel Oliveira - O Recife Sabor & Arte, com a assinatura da brasel, já se consagra no cenário local como um dos principais festivais gastronômicos. Saber que um importante evento como este homenageia a arquitetura da cidade é uma alegria para nós.
Abrasel-PE - Qual sua mensagem para os empresários do setor de alimentação fora do lar nesta sua gestão como secretário de Turismo. Samuel Oliveira - A gastronomia é um dos fortes aliados do turismo no Recife. Ostentamos o título do principal polo gastronômico do Norte/Nordeste. Por isso, temos sempre que ter um grande compromisso com a qualificação profissional dos que trabalham no segmento da alimentação fora do lar. Qualidade no atendimento e excelência no manuseio de alimentos são fundamentais para manter a presença no mercado e conquistar o turista.
Jornal de Turismo - RJ
27/08/2009
Hotelaria
Hotel Nacional Inn (PE) adere à promoção "Recife Te Quer"
Da Redação
O Hotel Nacional Inn, localizado no bairro de Boa Viagem, em Recife (PE), passou a fazer parte da maior promoção do turismo brasileiro. Agora, os agentes de viagens participantes do "Recife Te Quer" 2009, iniciativa da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife, ganham mais uma opção para cadastrar vendas no site, aumentando as chances de premiação.
Os agentes de viagens que tiverem vendas para o Nacional Inn já podem cadastrá-las no site. São válidas as vendas cujo check-in e check-out se enquadrem no período entre 1° de julho e 31 de dezembro.
Este mês, outros estabelecimentos hoteleiros serão incluídos na parceria entre a ABIH-PE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco) e a Secretaria de Turismo do Recife.
Brasilturis - SP
27/08/2009
Turismo
Recife em nova avaliação do estudo de competitividade
AE
A capital pernambucana receberá a visita de técnicos do MTur e da FGV a partir do dia 31 deste mês até 4 de setembro para uma nova etapa do Estudo de Competitividade - Relatório Brasil -, que avalia as potencialidades e os desafios dos 65 destinos indutores do turismo.
Os pesquisadores retornam à capital pernambucana dois anos após realizar o primeiro diagnóstico (setembro de 2007), que destacou a cidade em aspectos como "Políticas Públicas", "Infraestrutura geral", "Marketing" e "Capacidade Empresarial".
Das 13 dimensões estudadas, Recife ficou acima da média em 11. A média final da cidade ficou em 71,84, contra a média nacional das capitais de 58,90.
"O Recife foi muito bem avaliado no primeiro estudo. Nossa expectativa é repetir um desempenho semelhante nesta nova avaliação", indica o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira.
O Estudo de Competitividade, que é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), avalia 13 aspectos, entre eles, os serviços e equipamentos turísticos, a infraestrutura, a qualificação e o acesso. Os dados servirão de base também para orientar a política de investimentos das cidades subsedes da Copa 2014, preparando-as para a recepção de turistas e visitantes, de acordo com as exigências da Federação Internacional de Futebol e Associados (Fifa). Recife é uma das cidades escolhidas.
Mercado e Eventos - RJ
27/08/2009
Cidades
Recife receberá nova visita do Relatório Brasil
Da Redação
O Recife receberá nova visita dos técnicos do Ministério do Turismo (MTur) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) entre os dias 31 de agosto a 4 de setembro. Trata-se de uma nova etapa do Estudo de Competitividade - Relatório Brasil, que avalia as potencialidades e os desafios dos 65 destinos indutores do turismo. Os pesquisadores retornam à capital pernambucana dois anos após realizar o primeiro diagnóstico em setembro de 2007, que destacou a cidade em aspectos como "Políticas Públicas", "Infraestrutura geral", "Marketing" e "Capacidade Empresarial".
"O Recife foi muito bem avaliado no primeiro estudo. Nossa expectativa é repetir um desempenho semelhante nesta nova avaliação", revela o secretário de turismo do Recife, Samuel Oliveira.
O Estudo de Competitividade, que é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), avalia 13 aspectos, entre eles, os serviços e equipamentos turísticos, a infraestrutura, a qualificação e o acesso. Os dados servirão de base também para orientar a política de investimentos das cidades subsedes da Copa 2014, preparando-as para receber turistas e seleções de futebol de acordo com as exigências da Federação Internacional de Futebol e Associados (Fifa).
Folha de Pernambuco - PE
28/08/2009
Economia
Ministério e FGV avaliarão cidade
Da Redação
Recife terá o seu cenário turístico avaliado por técnicos do Ministério do Turismo (MTur) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A inspeção acontecerá entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro. É a nova etapa do Estudo da Competitividade - Relatório Brasil, que avalia as potencialidades e os desafios dos 65 destinos indutores do turismo. O primeiro diagnóstico ocorreu em setembro de 2007. Foram destacados aspectos como "políticas públicas", "infraestrutura geral", "marketing" e "capacidade empresarial".
"O Recife foi muito bem avaliado no primeiro estudo. Nossa expectativa é repetir um desempenho semelhante nesta nova avaliação", disse o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira. O Estudo de Competitividade, que é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), avalia 13 aspectos, entre eles, os serviços e equipamentos turísticos, a infraestrutura, a qualificação e o acesso. Os dados servirão de base também para orientar a política de investimentos das cidades subsedes da Copa 2014.
Folha de Pernambuco - PE
28/08/2009
Colunas
Foco
Paula Imperiano
Mesa
O Recife vai sediar, de 9 a 11, o Prazeres da Mesa, com participação do chef Montse Struch, do restaurante El Cigle, de Barcelona. Será a primeira vez que o festival ocorre fora de São Paulo.
Pernambuco.com - PE
28/08/2009
Turismo
Turismo pelos museus é uma dica de lazer aliada à educação
Da Redação
Quem disse que lazer não combina com educação? O Recife é repleto de museus que podem oferecer a todos, e principalmente à criançada uma oportunidade de fazer turismo na própria cidade e, de quebra, conhecer um pouco mais sobre o passado e a cultura locais.
Nesses equipamentos, as aulas de História se tornam mais interativas e divertidas, já que os visitantes podem ver de perto suas heranças desde a colonização, passando pelo domínio holandês, influência africana e indígena, chegando à modernidade e à contemporaneidade. "Com os nossos museus, o recifense poderá vivenciar e entender mais da sua história, da sua cultura. Muitos são a própria história, como os fortes, que passaram por revoluções e domínios", comentou o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira.
Os museus estão abertos durante toda a semana, com as mais diversas exposições fixas ou temporais, além de programações culturais. O visitante terá que apenas escolher quais visitar, já que existem vários com uma diversidade de temas e acervos, e fazer o roteiro. O preço das entradas é simbólico e acessível a todos.
Opções - Para começar, uma interessante opção são os fortes que existem no Recife. No bairro de São José, por exemplo, está o Museu da Cidade do Recife que fica dentro do Forte das Cinco Pontas, construção holandesa de 1630. No local, o visitante pode desfrutar de um extenso acervo de documentos iconográficos sobre o Recife, além de 150 mil imagens e peças religiosas e de antigas residências. Em setembro, o museu estará de portas fechadas para a reforma, voltando ao seu funcionamento no próximo ano. Com a revitalização, o turista poderá programar o seu roteiro para conhecer toda a cidade a partir do portal de turismo.
Já no Forte do Brum, no Bairro do Recife, tem o Museu Militar. O forte foi construído no século XVI para segurança e proteção da povoação do Recife, além de ter sido cenário de inúmeros acontecimentos históricos. Aproveitando a passagem pelo Bairro do Recife, o visitante pode passar pela Sinagoga Kahal Zur Israel, que foi a primeira das Américas e um marco da história judaica no Brasil. De domínio holandês, o local funcionou entre 1641 e 1654, onde podem ser encontrados objetos e pisos do século XVII.
No Centro do Recife, especificamente no bairro de Santo Antônio, tem o Museu Franciscano de Arte Sacra, onde os visitantes mais religiosos podem observar valiosas peças do catolicismo no Recife e desfrutar da beleza da Capela Dourada, datada de 1696, um dos melhores exemplos do estilo barroco brasileiro.
No Museu Murilo La Greca, no Parnamirim, os amantes da arte contemporânea conhecerão o acervo de 1,4 mil desenhos de Murilo La Greca em técnicas diversas. No local, também são guardadas 160 pinturas e cartas trocadas pelo artista com Portinari e Giacometti. Para saber as origens da obra Casa grande & Senzala, basta ir à Casa-museu Magdalena e Gilberto Freyre, datada do século XIX, onde viveu o sociólogo Gilberto Freyre. Lá, também são encontrados obras literárias consagradas do autor e um acervo que vai desde exemplar dos Lusíadas a painéis de azulejos portugueses, dos séculos XVI e XVII.
Além disso, um castelo em estilo medieval também pode ser encontrado, no Recife, no Instituto Ricardo Brennand. O colecionador pernambucano Ricardo Brennand guarda um acervo de obras de artes das mais diferentes procedências e épocas, que vão desde a Europa Medieval do século XV ao Brasil do século XIX.
Serviço:
Sinagoga Kahal Zur Israel
Rua do Bom Jesus, 197/203
Fone: 3224.2128
Funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 16h30; domingo, das 14h às 17h30
Entrada: R$ 4
Forte do Brum/Museu Militar
Praça Comunidade Luso-Brasileira
Fone: 3224.4267/4620
Funcionamento: Terça a sexta, das 8h30 às 16h30; sábado e domingo, das 14h às 17h
Entrada: R$ 2
Forte das Cinco Pontas/Museu da Cidade do Recife
Praça das Cinco Pontas, s/n, São José
Fone: 3232.2812
Funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 13h às 17h
Entrada: R$ 1
Museu do Estado
Avenida Rui Barbosa, 960, Graças
Fone: 3184.3170
Funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 14h às 17h
Entrada: R$ 2
Museu Franciscano de Arte Sacra
Rua do Imperador Dom Pedro II, s/n, Santo Antônio
Fone: 3224.0994
Funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h; sábado, das 8h às 11h30
Entrada: R$ 2
Instituto Ricardo Brennand
Alameda Antônio Brennand, s/n, Várzea.
Fone: 2121.0352
Funcionamento: De terça a domingo, das 13h às 17h
Entrada: R$ 5
Museu Murillo La Greca
Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim
Fone: 3232.4276
Funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h; sábado das 14h às 17h
Entrada gratuita
Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre
Rua Dois Irmãos, 320, Apipucos
Fone: 3441.1733/2883
Funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 16h30
Entrada: Sob consulta
Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano
Rua do Hospício, 130, Boa Vista
Fone: 3222.4952
Funcionamento: De segunda a sexta, das 13h às 17h; sábado, das 8h às 12h
Entrada: R$ 2
Museu do Homem do Nordeste
Avenida 17 de Agosto, 2187 - Casa Forte
Fone: 3073.6340
Funcionamento: De terça a sexta, das 8h30 às 17h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
Entrada: R$ 4
Diario de Pernambuco - PE
29/08/2009
Colunas
João Alberto
Samuel Oliveira e Pedro Eugênio, durante reunião de apresentação do projeto de reforma da Cruz do Patrão, a ser feita com recursos do Prodetur. Inclui a construção de um Centro de Cultura Afrobrasileira, sala de exposições, auditório, café, mirante, ciclovia, píer e estacionamento, num investimento de R$ 5 milhões.
Jornal do Commercio - PE
30/08/2009
Colunas
JC Negócios
Fernando Castilho
Destino Recife é avaliado
O Ministério do Turismo, a FGV e o Sebrae realizam visita técnica ao Recife de
amanhã a sexta para reavaliar a cidade nos 13 aspectos do Estudo de
Competitividade do Relatório Brasil sobre 65 destinos indutores do turismo.
JC Online - PE
30/08/2009
Cotidiano
Parque das Esculturas de Francisco Brennand é restaurado
Da Redação
O parque recebeu um investimento de R$ 1,7 milhão, revitalizando 51 esculturas.
Divulgação
A entrega oficial da restauração completa do Parque das Esculturas com obras de Francisco Brennand foi realizada na manhã desse sábado (29), pelo prefeito do Recife João da Costa. O local recebeu um investimento de R$ 1,7 milhão, revitalizando 51 esculturas ao conjunto artístico criado em comemoração aos 500 anos de descobrimento do Brasil.
O ato foi promovido na Praça do Marco Zero, e logo em seguida, o prefeito, acompanhado do secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho e dos secretários municipais de Turismo, Samuel Oliveira, de Planejamento, Amir Schivartz, e de Serviços Públicos, José Humberto, além de assessores executivos e convidados, realizaram a travessia de catamarã, visitando o parque para conferir de perto as intervenções.
De acordo com o prefeito, o Parque das Esculturas a restauração do parque é fundamental para o turismo do Recife, um setor que tem influente papel econômico para a capital.
Para restaurar as obras, o artista plástico Jobson Figueiredo, precisou retirar a maior parte das peças do parque, entre maçaricos, tartarugas, ovos e pelicanos de bronze. No ateliê do artista, elas foram restauradas e, em seguida, devolvidas ao Parque.
Com o retorno das esculturas, algumas peças, que antes ficavam na parte baixa do molhe, hoje ocupam um trecho mais alto, próximo à Coluna de Cristal. A mudança visa proteger os objetos da maresia, além de deixá-las mais próximas dos visitantes.
Blog Fernando Machado - PE
31/08/2009
Planeta Turismo
Fernando Machado
O Recife receberá, de hoje até sexta-feira, nova visita dos técnicos do Ministério do Turismo e da Fundação Getúlio Vargas. Trata-se de uma nova etapa do Estudo de Competitividade - Relatório Brasil, que avalia as potencialidades e os desafios dos 65 destinos indutores do turismo.
Blog Fernando Machado - PE
31/08/2009
Planeta Turismo
Fernando Machado
Boa Viagem continua como o preferido no planejamento das grandes construtoras do ramo hoteleiro, mas outros pontos estão sendo descobertos. Agora é a vez do bairro de São José, ou melhor na Bacia do Pina. Até a Copa do Mundo, em 2014, de acordo com o empresário Gustavo Dubeux, os empreendimentos hoteleiros planejados no antigo terreno da RFFSA, adquiridos pela empresa, estarão prontos.
Portal Leia Moda - PE
31/08/2009
Comer à moda
Recife sedia evento gastronômico em setembro
Da Assessoria de Imprensa Setur Recife
Tilápia de César Santos.
Por ser uma referência nacional no quesito polo gastronômico, o Recife foi escolhido para sediar pela primeira vez fora de São Paulo o evento Prazeres da Mesa Ao Vivo - Recife, que acontece entre os dias 9 e 11 de setembro. Durante a programação, que contará com a presença de chefes nacionais e internacionais, haverá momentos de degustação e aulas práticas de confeitaria, padaria, coquetelaria e alta gastronomia. Além disso, 15 restaurantes receberão convidados para apresentar o melhor do cardápio local.
Samuel Oliveira, secretário de Turismo da Prefeitura do Recife, é um dos convidados do evento. "A cidade tem sediado inúmeros eventos gastronômicos, consolidando a sua imagem como destino de excelência no segmento", analisa.
A programação contempla apresentações de César Santos, chef do Oficina do Sabor; Claudemir Barros, chef do Wiella Bistrô; Douglas Van der Ley, chef do É e Duca Lapenda, chef do Pomodoro Café, além de nomes internacionais e nacionais. Destaque para o chef Montse Struch, do restaurante El Cigle, de Barcelona, considerado um dos grandes nomes da cozinha moderna da Catalunha.
Jornal de Turismo - RJ
31/08/2009
Flashnews
Recife sedia evento gastronômico em setembro
Da Redação
Por ser uma referência nacional no quesito polo gastronômico, o Recife foi escolhido para sediar pela primeira vez fora de São Paulo o evento "Prazeres da Mesa Ao Vivo- - Recife", que acontece entre os dias 9 e 11 de setembro. Durante a programação, que contará com a presença de chefes nacionais e internacionais, haverá momentos de degustação e aulas práticas de confeitaria, padaria, coquetelaria e alta gastronomia. Além disso, 15 restaurantes receberão convidados para apresentar o melhor do cardápio local.
Samuel Oliveira, secretário de Turismo da Prefeitura do Recife, é um dos convidados do evento. "A cidade tem sediado inúmeros eventos gastronômicos, consolidando a sua imagem como destino de excelência no segmento", analisa.
A programação contempla apresentações de César Santos, chef do Oficina do Sabor; Claudemir Barros, chef do Wiella Bistrô; Douglas Van der Ley, chef do É e Duca Lapenda, chef do Pomodoro Café, além de nomes internacionais e nacionais. Destaque para o chef Montse Struch, do restaurante El Cigle, de Barcelona, considerado um dos grandes nomes da cozinha moderna da Catalunha.
Brasilturis - SP
31/08/2009
Turismo
Recife terá PRAZERES DA MESA em setembro
AE
Por ser uma referência nacional entre os polos gastronômicos, Recife foi escolhido para sediar pela primeira vez fora de São Paulo o evento Prazeres da Mesa Ao Vivo, entre os dias 9 e 11 de setembro. Durante a programação, que contará com a presença de chefes nacionais e internacionais, degustação e aulas práticas de alta gastronomia, confeitaria, padaria, coquetelaria. Além disso, 15 restaurantes receberão convidados para apresentar o melhor do cardápio local.
A programação terá apresentações de César Santos, chef do Oficina do Sabor; Claudemir Barros, chef do Wiella Bistrô; Douglas Van der Ley, chef do É e Duca Lapenda, chef do Pomodoro Café, além de nomes internacionais e nacionais. Destaque para o Montse Struch, chef do restaurante El Cigle, de Barcelona, considerado um dos grandes nomes da cozinha moderna da Catalunha.
Samuel Oliveira, secretário de Turismo da Prefeitura do Recife, é um dos
convidados do evento. "A cidade tem sediado inúmeros eventos gastronômicos, consolidando a sua imagem como destino de excelência no segmento", analisa.
Mercado e Eventos - RJ
31/08/2009
Gastronomia
Recife sediará festival de gastronomia de nove a onze de setembro
Da Redação
O Recife foi escolhido para sediar pela primeira vez fora de São Paulo o evento Prazeres da Mesa Ao Vivo - Recife, que acontece entre os dias 9 e 11 de setembro. Durante a programação, que contará com a presença de chefes nacionais e internacionais, haverá momentos de degustação e aulas práticas de confeitaria, padaria, coquetelaria e alta gastronomia. Além disso, 15 restaurantes receberão convidados para apresentar o melhor do cardápio local.
Samuel Oliveira, secretário de Turismo da Prefeitura do Recife, é um dos convidados do evento. "A cidade tem sediado inúmeros eventos gastronômicos, consolidando a sua imagem como destino de excelência no segmento", analisa.
Mercado e Eventos - RJ
31/08/2009
Cidades
Setur de Recife é uma das patrocinadoras do workshop Trend
Da Redação
A Secretaria de Turismo de Recife é uma das patrocinadoras do Workshop Trend São Paulo, evento organizado pela operadora no dia 26 de setembro em Atibaia, no interior de São Paulo. A participação faz parte da estratégia de venda da cidade por meio do contato direto com os agentes e operadores de viagem de todo o País.
A 11ª edição do Workshop da Trend deverá reunir 110 expositores, entre agentes de viagem, operadores e representantes de hotéis. Estima-se uma circulação de cinco mil pessoas durante o evento. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE), a Trend é uma das operadoras que mais vende pacotes turísticos para o Recife.
No local, a equipe da Secretaria de Turismo do Recife irá distribuir material promocional da cidade, como mapa turístico, DVDs, folders e dicas do que fazer na cidade. No estande vão constar todas as peças da campanha Recife te Quer, ação para estimular a venda de pacotes turísticos para o Recife.
Diario de Pernambuco - PE
01/09/2009
Viagem
Fique de Olho
Da Redação
Pode visitar Esculturas renovadas no Marco Zero
Para conhecer o local restaurado, o visitante pode optar por chegar de carro, moto ou mesmo bicicleta vindo pelo bairro de Brasília Teimosa. A outra opção é a travessia por meio de barcos que ficam à espera do turista. Os barqueiros cobram R$ 4 por travessia (ida e volta) e R$ 2 para estudantes. A autoria da restauração foi do artista plástico Jobson Figueiredo, que precisou retirar a maior parte das peças do parque. A Coluna de Cristal, monumento com 32 metros de altura, também passou por reparos. Francisco Brennand doou a peça "Ovo da serpente", repondo o que havia sido danificado pela ação de vândalos.
Folha de Pernambuco - PE
01/09/2009
Colunas
Foco
Paula Imperiano
Em entrevista ao GNT, o repórter da Rede Globo, Maurício Kubrusly dá mais um lastro à qualidade da produção musical pernambucana. Citou entre suas preferências musicais, Chico Science e envergou uma camiseta do Carnaval da Cidade, presente da Secretaria de Turismo do Recife.
Nenhum comentário:
Postar um comentário