30 de abr. de 2009

Guia do novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa é divulgado em braile

Mesmo quem não enxerga terá de se adaptar às novas regras de escrita da língua portuguesa, em vigor desde 1º de janeiro deste ano. O Acordo Ortográfico também influencia o sistema braile, em que pontos em relevo no papel decodificam letras e pontuação.

Lançado recentemente pelo Senado, o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa em braile será distribuído a entidades representativas dos deficientes visuais, como ONGs, associações e secretarias estaduais.

O livro foi elaborado pela Seep (Secretaria Especial de Editoração e Publicações), por requerimento do senador Romeu Tuma (PTB-SP). Segundo ele, a idéia é enviar a publicação também para os demais países de língua portuguesa: "assim, os cegos poderão acompanhar a literatura que for modernizada na língua portuguesa".


Adaptação é a mesma
Segundo Regina de Oliveira, coordenadora de revisão da Fundação Dorina Nowill, em São Paulo, é possível colocar no sistema todos os tipos de transcrição, do português comum a fórmulas científicas e partituras. Para ela, será necessário um tempo para se acostumar às novas regras, "mas as dificuldades serão as mesmas de quem enxerga".

Cerca de 0,5% da população mundial não enxerga, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Dos casos registrados, 90% se encontram em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos e 80% deles poderiam ser prevenidos se fossem detectados com antecedência.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails