16 de mai. de 2008

/NOTÍCIA/ Museus são a pedida do domingo

O 7º Circuito Cultural de Museus contempla roteiros gratuitos e tem como meta despertar interesse de moradores e turistas pela arte

Neste domingo, quando se comemora o Dia Internacional do Museu, o Recife sedia o 7º Circuito Cultural de Museus, promovido pelo Fórum de Museus de Pernambuco e pela Secretaria de Turismo municipal. O tour, que faz parte da 6ª Semana Nacional dos Museus, contempla 11 roteiros em 23 instituições do Estado. O objetivo é despertar interesse tanto do público local como do turista.

“Quando começamos, queríamos atrair somente os moradores da capital pernambucana. Depois, percebemos que o turista estava aderindo por conta própria”, lembra a museóloga do Museu da Cidade do Recife, Gabriela Severien.

De acordo com ela, cerca de 1,5 mil pessoas deve comparecer ao evento. “Conseguimos sensibilizar a sociedade e tornar a visita ao museu mais freqüente, tanto para pesquisas escolares, como para exposições temporárias”, constata Gabriela. A museóloga observa que o público presente (nos dias normais e durante o circuito) é bem diverso, de todas as faixas etárias. “Há quem aproveite o dia do circuito, com entrada e passagem gratuitas, para fazer a visita”, complementa Gabriela.

Constam do roteiro instituições como o Museu da Cidade do Recife (MCR), o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – unidade do Pátio de São Pedro (Mamam no Pátio), a Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre, em Casa Forte, a Oficina Francisco Brennand, na Várzea, e o Espaço Ciência, em Olinda. Moradores da cidade e turistas dispostos a contemplar as obras de arte terão à disposição 21 ônibus que farão 11 circuitos culturais, com saídas dos shoppings Boa Vista, Tacaruna e Plaza, a partir das 12h30. Dependendo da opção, pode-se visitar até três museus durante o passeio.

Segundo Gabriela, outra finalidade do evento é investir na integração entre os museus. “Os profissionais trabalharão juntos no evento. Isso é muito importante”, enfatiza a museóloga. “Queremos repetir o evento outras vezes ao longo do ano”, ressalta.

Em relação às ações para atrair o turista, a organização do evento investiu em folderes (distribuídos nos aeroportos e nos museus) com conteúdo histórico, horário e endereço das instituições. O circuito cultural é gratuito – contempla a entrada nos museus e a passagem do ônibus que sai dos shoppings. As inscrições estão abertas até sábado, nos estandes dos shoppings participantes. Os roteiros têm início às 13h e a previsão de retorno é às 18h.

O QUE VER

A 6ª Semana Nacional dos Museus, apoiada pelo Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mobiliza diversas instituições em Pernambuco. Entre os destaques, estão o Museu do Cangaço, em Serra Talhada, o Museu do Barro, em Caruaru, o Museu da Cultura Popular e Ex-Votos Maria das Graças, em Garanhuns, e o Museu Histórico do Brejo da Madre de Deus, na cidade homônima.

Os museus e as instituições que fazem parte do evento prepararam programações especiais para mostrar ao visitante. O Museu da Cidade do Recife, por exemplo, abriga a exposição Moda na África, que traz a história do vestuário africano como expressão cultural, através de fotografias, quadros e looks criados na África (leia mais no Caderno C). E a Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre terá à disposição dos visitantes uma feira de livros, cujas obras estarão à venda por até 50% de desconto.

Serviço
Informações sobre os museus no site www.visiteomuseu.com.br.

Redação: Carol Botelho (cbotelho@jc.com.br)
Fonte: JC Online

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails