16 de set. de 2010

Games de tiro melhoram processo de decisão


Games violentos como Call of Duty podem ajudar atiradores virtuais a tomar decisões mais rapidamente na vida real, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (15).

Pesquisadores da Universidade de Rochester, em Nova York, descobriram que jogos de atirador, em primeira pessoa, aumentam a sensibilidade do jogador, levando ao uso mais eficiente de sinais sensoriais.

Daphne Bavelier, que pesquisou o assunto, comentou os resultados por meio de um comunicado.

- Esses benefícios do videogames são gerados apenas por games de ação, o que quase sempre significa jogos de tiro, em que o jogador anda por um labirinto sem saber quando um vilão irá aparecer. Não é exatamente o que consideraríamos estimulante para a mente. Jogos de estratégia ou RPGs não têm o mesmo efeito.

O estudo, publicado na revista científica Current Biology, envolveu testes durante vários meses com 26 pessoas de entre 18 e 25 anos, sendo que nenhuma delas havia jogado esse tipo de game antes.
Metade dos participantes da pesquisa jogaram 50 horas de videogames como Call of Duty e Unreal Tournament, enquanto que a outra metade jogou 50 horas do game de estratégia The Sims 2.

Os participantes passaram por diversos testes como decidir em que direção se movia um grupo de pontos em uma tela, em velocidades diferentes, e decifrar em qual ouvido está escutando sons.

Os pesquisadores descobriram que o grupo que jogou games de ação tomavam decisões mais rápido e com mais acertos. Segundo o estudo, o desempenho deles era 25% melhor.

- Diferentemente de padrões normais de aprendizado, que sempre têm uma solução específica, os jogos de ação não têm solução específica porque as situações são raramente repetidas. Portanto, as únicas características que podem ser desenvolvidas são aprender bem e rapidamente estatísticas e acumular essa informação mais eficientemente.

As descobertas surgem em meio ao debate sobre os prós e contras que envolvem o consumo de games violentos.

No começo do ano, uma pesquisa da Universidade Internacional do Texas A&M, nos Estados Unidos, mostrou que videogames violentos podem aumentar características de agressividade e hostilidade em alguns jogadores, mas que outros podem se beneficiar ao aprimorar suas habilidades visuais, de espaço e de sociabilidade.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails